[soundcloud url=”http://api.soundcloud.com/tracks/91946741″ params=”” width=” 100%” height=”166″ iframe=”true” /]
Cochonilha Farinhenta. Mais que um inseto de nome estranho esse bicho esquisito pode representar grandes prejuízos para as culturas de café. Eles ficam alojados na raíz das plantas e dificultam a absorção de água e nutrientes. Depois, quando eles sobem para as flores do café – chamadas “rosetas”, prejudicam a formação dos grãos.
Para maior produtividade e rendimento econômico é importante que o cafeicultor conheça estratégias e métodos de controle das cochonilhas de modo integrado ao manejo das lavouras.
Isso quem orienta é a engenheira agrônoma Lenira Viana Costa Santa-Cecilia, membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café. Doutora em entomologia, ela vem desenvolvendo pesquisas sobre o assunto no Centro de Pesquisa em Manejo Ecológico de Pragas e Doenças de Plantas (EcoCentro), na Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, a EPAMIG Sul de Minas, em Lavras.
O objetivo é encontrar novas formas de controle dessa praga. Dentre diferentes organizações parceiras, a FAPEMIG financiou parte dos estudos.
Para saber mais: Artigo Científico (2011)
Trlha sonora: Royalty Free Music collection- ‘Pure Luxury Vol. 1’ (video 2 of 2).mp3 e Galleria-short.mp3 (By www.playonloop.com Creative Commons Free Music)