[soundcloud url=”http://api.soundcloud.com/tracks/71529047″ params=”” width=” 100%” height=”166″ iframe=”true” /]
Como aumentar o acesso do brasileiro ao conhecimento produzido no pais? Este é o tema do nosso programa de hoje (#55). O Brasil é mesmo um país de contrastes. E nas áreas da educação e difusão da ciência não é diferente.
Segundo o jornalista e coordenador de popularização da ciência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ildeu de Castro Moreira, aumentar o acesso dos jovens a museus e a centros de ciência são estratégias alternativas importantes para a difusão e acesso ao conhecimento.
A professora Susana Dias, da Unicamp, abre reflexão sobre o papel do jornalismo científico na educação e acesso ao conhecimento. Ambos integraram mesa do 2º Encontro Preparatório para o Fórum Mundial de Ciências, que será realizado no Rio de Janeiro, em 2013.
Para se ter uma ideia, de 183 países avaliados ficamos com a 13ª posição dentre os maiores produtores de ciência do mundo. Mas, por outro lado, apenas para se tocar num pequeno aspecto do problema, no ranking de “aprendizado de ciência entre jovens de 15 anos” ficamos na 52ª posição, dentre 57 países analisados.
OUÇA TAMBÉM
Que em 2013 a gente volte a pensar “se deve” fazer o que “pode” (31/12/2012)
Avanço da ciência deve se reverter em acesso ao conhecimento (16/12/12)
Cidades realmente inclusivas devem considerar necessidades da população (9/12/12)
CTI para a saúde nos trópicos (2/12/12)
É preciso usar melhor a ciência para fazer crescer agronegócio brasileiro (23/11/2012)
Agenda da ciência e tecnologia brasileira inclui investimentos do pré-sal, defende secretário nacional (18/11/2012)
Reitor da UFMG analisa desafios científicos e tecnológicos atuais (11/11/2012)
Preparatório para o Mundial de Ciência 2013 passa por BH e leva boas ideias (3/11/2012)
MAIS PODCAST FAPEMIG
Ondas da Ciência
Trilha sonora: World groove.mp3; Eletronic.mp3; Pop_Loop.wav.