O que são pirocumulonimbus?

Nuvens de fumaça são provocadas por incêndio ou vulcões

As nuvens que vivem no céu são gotículas de água da superfície terrestre que evaporam, sobem e, quando se encontram com temperaturas muito baixas, condensam e se concentram. Elas podem ser classificadas pela altura que estão do chão ou pelo formato que têm.

Entretanto, existe um tipo de nuvem que foge dessas regras: a pirocumulonimbus!

Nuvens de fumaça

Nos últimos dias, notícias sobre incêndios nos Estados Unidos tomaram conta dos jornais. Sempre nesta época do ano regiões do Estado da Califórnia se transformam em chamas. Os gigantescos incêndios que acontecem naquele local impactam a rotina de pessoas que deixam suas casas devido ao fogo e à fumaça gerada.

Neste ano, algo diferente está acontecendo nos Estados Unidos: os incêndios estão provocando fenômenos meteorológicos incomuns que vão desde tornados de fogo e nuvens de fumaça que geram tempestades.

Nuvem de fumaça provocada por incêndios nos Estados Unidos (BBC News Brasil)

Na primeira semana de setembro, a Nasa registrou a ocorrência de uma nuvem gigantesca de fumaça. Ela é chamada pirocumulonimbus. No último dia 06, ela se espalhou por 15 quilômetros e pôde ser vista até do espaço! Segundo a Nasa, a nuvem gigante de fumaça foi tão intensa que atrapalhou a visão dos satélites.

As pirocumulonimbus também é chamada de cumulonimbus flammagenitus. Ela é produzida a partir de uma fonte natural de calor, como um vulcão ou incêndio. Segundo a Nasa, o ar quente do fogo leva o vapor d’água para atmosfera, o que resulta na formação desse tipo de nuvem. Devido sua formação, essa nuvem costuma ser bem perigosa. Ela pode fazer com que o fogo se espalhe ou pode, também, gerar novos focos de incêndio.

Conheça outros tipos de nuvens

Cumulus: São nuvens que, quase sempre, indicam um tempo calmo e sem chuvas. Elas não são muito grossas, têm a base horizontal e topo pouco arredondado.

Cumulus (Wikimedia Commons)

Cumulonimbus: São as “nuvens de tempestade”. São largas e densas. São muito comuns durante o verão. São parecidas com algodão-doce!

Cumulonumbus (Wikimedia Commons)

Cirrus: São altas, difusas e têm o formato de gancho. Quando ficam mais grossas e baixas é sinal de que uma onda de calor está chegando!

Cirrus (Wikimedia Commons)

 Stratus: São nuvens contínuas que cobrem todo o céu. São mais comuns em dias nublados e são idênticas à neblina.

Stratus. (Wikimedia Commons)

Sobre o(a) autor(a)

Mariana Alencar

Mariana Alencar

Jornalista graduada pela UFMG (2015) e mestre em Textualidades Midiáticas na mesma universidade. Graduada também em Geografia (2011) pela UFMG. Atualmente, integra a equipe do PCCT desenvolvendo reportagens para a revista Minas Faz Ciência e Minas Faz Ciência Infantil.
frame3

Conteúdo Relacionado

Enable Notifications    Ok No thanks