E aí? Pronta/o para participar da 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma)? Não perca esta chance! As inscrições foram prorrogadas até 13 de dezembro, por causa dos impactos causados pelo isolamento social para o enfrentamento da pandemia do Coronavírus. Fale com sua professora ou professor.

O objetivo da Obsma é incentivar professores e alunos a refletirem de forma crítica sobre questões relacionadas à saúde, ao meio ambiente e suas interfaces com a educação e a ciência e tecnologia (C&T).

Podem participar alunos do ensino fundamental II (6º ao 9º ano) e ensino médio, com trabalhos desenvolvidos entre 2019 e 2020, nas categorias Produção Audiovisual, Produção de Textos e Projeto de Ciências. 

A categoria Produção Audiovisual está aberta a videorreportagem, documentário, videoclipe, filme de ficção, videoarte, programa de entrevistas, filme de animação ou spot de propaganda, contanto que seja coletivo e não ultrapasse 10 minutos no tempo de duração.

Em Produção de Textos, o trabalho deve ser inédito e ter no máximo 10 páginas. O candidato pode fazer uso de qualquer forma ou estilo literário para estruturar sua produção textual e ainda pode utilizar fotografias, desenhos, colagens e outros elementos que permitam compor o trabalho. Serão aceitos contos, composições livres, dissertações argumentativas, ensaios, histórias, poemas, crônicas, novelas, reportagens jornalísticas, paródias, entre outros.

O candidato na categoria Projeto de Ciências deve detalhar a motivação na escolha do tema, que caminhos percorreu durante o processo, fontes utilizadas para estruturar o trabalho e quais os impactos obtidos na escola, na comunidade ou no bairro, entre outros. É obrigatório conter fotografias, vídeos ou outras formas de registro do processo de elaboração do trabalho.

Além da premiação nacional, será conferido, na 10ª edição, o Prêmio Menina Hoje, Cientista Amanhã a um trabalho desenvolvido por grupos de alunas e professoras exclusivamente do gênero feminino.

Para realizar a inscrição na 10ª Obsma, o professor deve ler o regulamento, preencher o formulário no site oficial e enviar os trabalhos inscritos para uma das Regionais da Obsma de acordo com a região do candidato (endereços estão disponíveis no site).

Mais informações: www.olimpiada.fiocruz.br, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (21) 2560-8259.

*Com informações da Fiocruz.

Sobre o(a) autor(a)

Avatar

Lorena Tarcia

Jornalista e professora apaixonada por ciências!
frame3

Conteúdo Relacionado

Enable Notifications    Ok No thanks