O Espaço do Conhecimento da UFMG completou 10 anos de funcionamento mês passado. Infelizmente, precisou ser fechado, por medidas de segurança, diante da propagação da COVID-19, doença causada pelo coronavírus.

Mas você pode permanecer conectado e informado, por meio do nosso projeto de visita virtual aos espaços de Ciência de Belo Horizonte e também das ações online promovidas pela equipe no museu virtual.

  • Gostou? Clique aqui para visitar também a biblioteca, o serpentário e o projeto Ciência em Movimento da Funed.

Museu virtual

Além dos conteúdos informativos e educativos publicados diariamente no Facebook, Twitter e Instagram, o museu lançou novos projetos e intensificou a produção de conteúdo para o site e o canal no Spotify.

Confira as ações pensadas para o período de distanciamento social e divirta-se da sua casa. Todas as ações têm classificação livre.

Gincana do Conhecimento – Voltada para  todos os públicos, especialmente as crianças e adolescentes, a gincana acontece de segunda a sexta-feira, no Instagram do Espaço do Conhecimento UFMG (@espacoufmg). A brincadeira virtual começou no dia 20 de março e traz uma série de atividades, perguntas, desafios e tutoriais de brincadeiras, que podem ser realizadas a distância. A cada sexta-feira, um concurso cultural premia o internauta que melhor responder à proposta daquela semana com brindes especiais do museu, que serão entregues após a reabertura. 

Sábado com Libras – A ação, que acontece desde 2015, ganhou uma versão virtual no Facebook, Twitter e Instagram. Aos sábados, vídeos gravados pela atriz e intérprete Dinalva Andrade, voltados para aqueles que se comunicam em Língua Brasileira de Sinais (Libras) ou que desejam aprender mais sobre a língua. São duas séries de vídeos: Cosmogonias em Libras, com conteúdos que fazem parte da exposição de longa duração do museu, Demasiado Humano, e Vocabulário em Libras, para ensinar o alfabeto em língua de sinais, além de palavras e expressões interessantes. 

Clube do Livro Guimarães Rosa – Quem gosta de literatura brasileira não fica de fora! Às quartas-feiras acontecem estudos de obras do escritor mineiro João Guimarães Rosa. As reuniões do Clube do Livro são on-line, das 17h às 19h, com a mediação da professora Claudia Campos Soares, da Faculdade de Letras da UFMG. Os participantes trocam ideias sobre um conjunto de novelas e contos do autor. A participação é gratuita mas as vagas são limitadas. É necessário se inscrever pelo site www.ufmg.br/espacodoconhecimento/clubedolivro. Os inscritos recebem o link de acesso por e-mail.  

Blog do Espaço – O Blog do Espaço do Conhecimento UFMG tem dois artigos novos por semana, sempre às terças e quintas-feiras. O conteúdo é criado em parceria com os Núcleos de Astronomia e Ações Educativas do museu, e traz muitas curiosidades sobre o mundo em que vivemos. 

Pílulas do Conhecimento – O Podcast do Espaço do Conhecimento no Spotify, que normalmente traz um novo episódio a cada semana, também teve sua periodicidade ampliadas para terças e quintas-feiras. As Pílulas são versões dos textos do Blog do Espaço adaptadas para áudio.

Canal do Espaço no YouTube – Nele, estão uma série de vídeos com contações de histórias, making of de exposições, tutoriais de atividades educativas do  Calendário Astronômico e muito mais!  

——

Espaço Virtual – programação online do Espaço do Conhecimento UFMG 
Quando: durante todo o período de distanciamento social 
Classificação: livre 
Onde 
Site: www.ufmg.br/espacodoconhecimento 
Facebook: facebook.com/espacodoconhecimentoufmg 
Twitter: twitter.com/espacoufmg 
Instagram: instagram.com/espacoufmg 
Spotifyhttps://open.spotify.com/show/4Yz02N3TBuQxVJP8Sv9Nsz 
YouTube: https://www.youtube.com/user/espacoufmg

* Com informações do site do Espaço do Conhecimento

 

Sobre o(a) autor(a)

Avatar

Lorena Tarcia

Jornalista e professora apaixonada por ciências!
frame3

Conteúdo Relacionado

Enable Notifications    Ok No thanks