Nutricionista Caroline Lameirinhas

1. Estou em casa o dia inteiro, sem muitas ocupações. Devo mudar minha alimentação? Como?

  • Foco na qualidade!
  • Não é hora de mudar, mas sim de cuidar da alimentação;
  • Quem nunca restringiu, não deve restringir agora sem o acompanhamento de nutricionista;
  • Reduzir alimentação de forma errada pode baixar a imunidade;
  • Pensar em alimentação saudável, rica em frutas e verduras;
  • Cortar “porcarias” (bolos, biscoitos, açúcar em excesso, doce, chocolate)
  • Excesso de açúcar e gordura abaixa a imunidade;
  • Procure comer de 3 em 3 horas, alimentos saudáveis, ricos em vitaminas e sais minerais;
  • Respeitar as três principais refeições: café da manhã, almoço e jantar ou lanche à noite. Nos intervalos, iogurte ou fruta.

2. Minha mãe é ótima na cozinha e tem utilizado o isolamento para fazer coisas deliciosas. O que fazer para não engordar?

  • Não é o momento de coisas deliciosas que tenham como base muito açúcar e gordura;
  • Açúcar e gordura abaixam a imunidade;
  • O problema não é só engordar. É preciso pensar em imunidade, por causa do coronavírus;
  • Engordar significa mais inflamação de gordura e isso também afeta bem-estar e imunidade;
  • Tem muita receita deliciosa e saudável;
  • Invista nelas! Escolham bem os ingredientes!

 

3. Ando muito ansiosa e sempre beliscando. O que posso fazer para controlar minha ansiedade?

  • Isso acontece quando você não está bem nutrida;
  • Com frutas, legumes e verduras você não vai procurar gordura e açúcar;
  • Se começar a exagerar, quanto mais beliscar coisas ruins, mais vai querer;
  • Procure outras distrações, ocupar a mente, não pensar só em comida;
  • Invista no fracionamento de 3 em 3 horas, com muitas vitaminas e sair mineiras das frutas, legumes e verduras;
  • Quanto mais bem nutrida, menos porcaria você vai buscar!

4. Com a mudança na rotina, passo o dia no quarto, na cama ou no computador. O que posso fazer para que estes momentos sejam saudáveis para meu corpo?

  • Dá para se exercitar dentro de casa, até dentro do quarto;
  • Tem vários profissionais dando boas dicas na web de programas de exercícios de baixo impacto dentro de casa;
  • Não fique só no computador;
  • Invista bem seu tempo: leia um livro, arrume o armário etc;
  • Há muito o que fazer dentro de casa!

5. Meus pais insistem que devo tomar muitas vitaminas, o tempo todo. Isso é bom pra mim?

  • Só devemos tomar vitamina, quando necessário;
  • Excesso de vitaminas e sais minerais também é prejudicial;
  • Pode causar inflamação e produção de radicais livres;
  • Em excesso, as vitaminas também podem ser tóxicas;
  • É preciso ter acompanhamento médico para verificar a necessidade de suplementação.

6. Como ter força de vontade e como me exercitar em casa?

  • Força de vontade não acontece se não há o amor próprio;
  • Coloque isso como medicamento no seu dia!

7. Devo me pesar todo dia?

  • Peso nunca é o melhor parâmetro. É preciso saber o percentual de músculo e de gordura;
  • É preciso ter equilíbrio, reservar tempo para se cuidar  e encarar o cuidado como um automedicamento.

8. Se me der muita vontade de comer doce, qual a opção mais saudável, a quantidade e melhor horário?

  • Use as frutas!
  • Desidratadas ou esquentando com canela.
  • Ficam uma delícia!

9. Tem indicação de algo que eu possa ler sobre isso na internet?

  • Procure sempre perfis de profissionais e não de blogueiros que não possuem formação para tratar destes temas.

Para saber mais:

Site: www.carolinelameirinhas.com.br 
@carolinelameirinhas