Em quarentena? Dicas para estudar de casa

Com escolas fechadas em todo o mundo para ajudar a impedir a propagação do COVID-19, precisamos nos adequar às novas rotinas e tirar o melhor proveito da situação.

Escolas e os professores estão ajudando ao máximo, com aulas online e outros recursos de aprendizagem a distância, mas você também pode expandir seus horizontes e encarar este desafio de forma positiva.

Claro que mesmo sabendo que a paralisação é necessária, você e seus colegas devem estar preocupados com os prejuízos desta nova rotina.

Embora seja uma preocupação válida e a angústia seja uma reação natural, o momento é de se cuidar e encontrar maneiras de conviver com a nova realidade, sem perder o ritmo.

Para isso o melhor caminho é: foco e determinação!

Especialistas e professores dão dicas que poderão lhe ajudar nesta tarefa.

Siga uma rotina

O melhor é continuar em uma rotina parecida com aquela dos dias normais: acordar cedo, trocar de roupa, tomar café e focar nos estudos com o conteúdo que seria trabalhado em sala de aula.

Isso fica mais fácil quando quando os professores estão online para dar aulas a distância. Assim, o ambiente muda, mas a turma continua conectada.

Defina um local de estudos

É importante ter um ambiente silencioso e adequado aos estudos. Embora isso nem sempre seja possível, com todos dentro de casa, combine com sua família um horário e um lugar para não ser incomodado.

Faça pausas

Assim como na escola, estabeleça espaços de descanso e relaxe. Alimente-se e se hidrate. Deixe a água sempre por perto, como faz na escola. Mas cuidado para não beliscar o tempo todo na cozinha. Esta também não é uma boa estratégia.

Mantenha conexão com os colegas

Procure não se isolar da turma. É hora de todos se apoiarem, até por conversas de WhatsApp. Mas cuidado com as discussões negativas. Questionar o mundo agora não é o melhor caminho. É preciso apoiar uns aos outros de forma positiva.

Peça ajuda à família

Se precisar de apoio, não deixe de pedir à sua família para lhe ajudar. Ficar angustiada/o sozinho não irá resolver o problema.

Use a tecnologia com inteligência

A internet tem vários sites, canais de vídeo e visitas virtuais interessantes, que podem contribuir com sua aprendizagem. Invista bem o seu tempo, enquanto estiver online.

No próximo post, traremos dicas de sites e serviços para você aproveitar bem o seu tempo, aprender e também se divertir.

Sobre o(a) autor(a)

Avatar

Lorena Tarcia

Jornalista e professora apaixonada por ciências!
frame3

Conteúdo Relacionado