Você já sabe fazer as operações básicas, trabalhar com frações e geometria? Se já conhece tudo isso aí, vai gostar na nossa dica. Se ainda está aprendendo, vai gostar ainda mais.

Estudar está ficando cada dia mais legal. Uma das causas causas é o uso inteligente das das tecnologias em sala de aula. Tem aplicativos e softwares que ajudam a aprender ciências, português e matemática.

Um exemplo é o jogo “Missão Matemágica”, criado pela estudante Mariana Solida, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

estudante Mariana Solida Universidade Federal de Uberlândia (UFUF)
Estudante Mariana Solida que criou o jogo. Foto: Marco Cavalcanti/UFU Divulgação

No jogo, você vai interagir com a história de Gabriel, Cadu, Manuela, Júlia, Enzo e Bia , que são amigos de escola. Todos os dias, o grupo se encontra para brincar e estudar.

Em uma aula, a professora contou a história de um Mago que transformava em coruja as crianças que não faziam deveres de casa. Todos riram e duvidaram da história.

Cadu, de propósito, resolveu ficar uma semana sem fazer os deveres. Num final de tarde, quando estavam saindo juntos da escola, o Mago apareceu e transformou Cadu em uma coruja.

Quando percebeu que não era mais humano, Cadu voou e, no meio do caminho, perdeu a mochila, onde estavam outros nove itens, como um relógio, livros de português, prancheta, caixa de lápis de cores e outros objetos.

Gabriel, Manuela, Júlia e Enzo ficaram com medo, mas Bia resolveu juntar os objetos que Cadu perdeu, encontrar o amigo e libertá-lo do feitiço. Nessa Missão, Bia percebe que só pode coletar os objetos com o auxílio da Matemágica – único antídoto capaz de quebrar o feitiço do Mago.

É preciso instalar o jogo no computador

Fase inicial do jogo Matemágica, com os desafios e a coleta de itens.

Como jogar

Primeiro você vai responder a um questionário para identificar seu aprendizado. Depois, vai ajudar Bia na Missão Matemágica, resolvendo exercícios de adição, subtração, divisão e multiplicação, assim como geometria e o treinamento da leitura.

O tempo de duração da missão varia entre 1 a 1 hora e meia, de acordo com sua dificuldade ou facilidade na resolução das atividades.