Nesse mundo tecnológico a programação está por toda a parte. Você dúvida?

Pare para pensar: como sua mãe te envia uma mensagem? Como é feito o pedido daquele delicioso hambúrguer vegano? Como você vê vídeos na internet ou lê esse texto?

A verdade é que tudo isso só é possível graças a linguagem de programação. O que é isso? Nada mais do que a forma como conversarmos com as máquinas.

No entanto, assim como você aprendeu a falar e entender o português é preciso estudar essa nova língua tecnológica para realmente entendê-la. Para te ajudar nessa missão existe o CodeLife.

Plataforma online, gratuita e de código aberto o CodeLife é direcionado a estudantes do ensino médio que querem aprender a programar. Mas calma, se você não é jovem na idade também pode participar já que as lições podem ser acessadas por qualquer pessoa interessada.

O projeto conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e é desenvolvido por equipes de Minas Gerais e americanas, ligadas ao Massachusetts Institute of Technology (MIT). A ideia é ajudar os jovens a ingressarem no mercado de trabalho, além de ajudá-los a exercitar a cidadania, com coerência e entendimento.

Aprender brincando

Mas como ele funciona? Como um jogo, claro!

No CodeLife existem ‘ilhas’, onde cada uma equivale a um nível e a um tipo de conteúdo, como HTML, Java Script e CSS. À medida que o usuário aprende a linguagem andando pelas ‘ilhas’. Ou seja, a pessoa aprende se divertindo.

A plataforma ensina, ainda, temas como desenvolvimento web, visualização de dados, design de UI, entre outros.

Mas o que você conseguirá fazer com isso? Um site para um trabalho escolar, um ‘robôzinho’ e até mesmo ganhar um dinheirinho com essa incrível habilidade. A imaginação é o limite!

Informações CodeLife