Fim de ano é tempo de assistir televisão, brincar, comer coisas diferentes e gostosas, curtir em família e – por que não? – aprender mais sobre ciência.

Já demos dicas para aprender com as séries da Netflix, mas que tal aprender pelo computador ou, até mesmo, pela telinha do celular? Para isso, separamos alguns sites que abordam a ciência de forma divertida. Vamos lá!

Do tamanho do Universo

Você já parou para pensar em qual é o tamanho da Lua? E de Marte? Ou quem sabe, de um Buraco Negro?

O criador do siteThe Size of Space’ – ou, em tradução livre, ‘O tamanho do espaço’ – Neal Agarwal parou, e mais! Ele resolveu dar uma ajudinha para entendermos o quão grande é o nosso Universo.

Como? Ele desenvolveu um site onde é possível comparar, de formar simples, o tamanho dos objetos relacionados ao espaço. Para isso, ele começa mostrando a imagem de um astronauta e, à medida que você clica para a esquerda, os objetos (naves, planetas, buracos negros, constelações, etc.) vão ficando cada vez maiores, transformando o astronauta em um pontinho pequenininho.

dicas_aprender_ciência

Imagem: Facebook do IBGE

Para acessá-lo clique aqui.

Conhecendo o Brasil

Você já pode ter ouvido falar do IBGE, mas você sabe o que raios é isso? O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é o órgão responsável por realizar pesquisas para conhecermos melhor o Brasil.

Como? Acontece que, a cada 10 anos, esse instituto faz um Censo para sabermos quantas pessoas têm no Brasil, onde elas estão e como vivem.

Mas se você pensa que esses dados são coisas só de adulto, está enganado! As crianças também podem aprender muito com essas pesquisas. Pensando nisso, o IBGE desenvolveu um site para ensinar crianças e jovens, de um jeito divertido, mais sobre o seu trabalho.

O ‘IBGE Educa’ é dividido em três públicos: crianças, jovens e professores. Para os pequenos, o site oferece jogos, notícias e até um mural para exporem suas artes. Já o conteúdo para os adolescentes é focado nos estudos, como mapas, textos e vídeos explicativos, além de conteúdos focados no ENEM. Por fim, os professores têm acesso a materiais complementares para suas aulas e vídeos de palestras para aprenderem mais.

Para acessá-lo clique aqui.

Experiências malucas

E que tal aprender por meio de experimentos científicos? O site ‘Ciência Tube’ reúne vários vídeos de experimentos de física e química. Nele você também encontra várias dicas para participar de Feiras de Ciência.

Bacana demais, não é? Mas não se esqueça, sempre peça a ajuda de um adulto para fazer experimentos. Para acessá-lo clique aqui.

dicas_aprender_ciência

Imagem: site Universidade das Crianças

Universidade das crianças 

Por que sentimos dor? Por que os morcegos só enxergam à noite? Você encontra a resposta para essas e outras perguntas no site Universidade das Crianças, projeto mineiro criado por artistas e cientistas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). A ideia é responder, por meio de textos e vídeos animados, perguntas feitas pelas crianças.

Para ver os vídeos ou enviar uma pergunta clique aqui.

Minas Faz Ciência Infantil

É claro que o Minas Faz Ciência Infantil não poderia ficar de fora dessa lista. Produto de divulgação científica da FAPEMIG destinado às crianças, o site se dedica a levar aos pequenos informações sobre a ciência mineira.

Além do site, você também pode aprender e se divertir com a nova edição infantil da revista. Fresquinha, a nova edição está recheada de informações e brincadeiras para a garotada e pode ser acessada aqui.