A Biblioteca do Patrimônio da Biodiversidade (Biodiversity Heritage Library, no original, conhecida pela sigla BHL) é um convite à descoberta e à inspiração a partir do livre acesso ao conhecimento sobre biodiversidade.

O site reúne e disponibiliza gratuitamente a literatura e acervos visuais sobre biodiversidade para todo o mundo, assumindo um importante papel na comunidade global de biodiversidade.

Se você é fascinado pela natureza e por ilustrações botânicas, certamente ficará emocionado ao navegar por tantas lindas imagens.

“Proceedings of the Zoological Society of London. 1833-1965”. Via BHL

Variedade de acervos, textos e ilustrações

Dentre o conteúdo em acesso aberto disponível, estão mais de 100 mil imagens e fotografias divididas em álbuns.

Volumes do século XIX, por exemplo, tratam desde as aves da Austrália até um estranho conjunto de ilustrações de morcegos.

Não podemos deixar de falar das ilustrações botânicas, com desenhos originalmente publicados em revistas francesas, alemãs, inglesas e sul-africanas.

As imagens oferecem uma visão fascinante da biodiversidade que existe – ou existiu – em todos esses países.

“Curtis’s botanical magazine. 1915”. Via BHL

Mulheres na História Natural

A BHL montou uma coleção especial para falar das contribuições feitas por mulheres notáveis ​​na pesquisa sobre biodiversidade.

Clique aqui e acesse a coleção sobre Mulheres na História Natural.

Desde a coleta de espécimes e a atuação como ilustradoras científicas, até a realização de estudos, publicação de pesquisas, autoria de livros de história natural, as mulheres superaram muitos obstáculos sociais e culturais e barreiras de gênero em um campo que, historicamente, tem sido dominado por homens.

Esta coleção especial inclui trabalhos selecionados, todos criados por mulheres, que fizeram contribuições diretas para o estudo de Botânica e Zoologia, seja por meio de autoria ou edição de trabalhos sobre o assunto ou fornecendo ilustrações críticas para apoiar as obras de autoria de outra pessoa. 

Acompanhe também nas redes sociais: