Que Belo Horizonte está famosa por seus blocos e carnaval de rua, nós sabermos.

Mas você sabia que esta história de amor vem de longa data? E o melhor: é possível assistir tudo a um clique do mouse.

A TV UFMG realizou e publicou ano passado uma série de vídeos com o objetivo de traçar um panorama do Carnaval de Belo Horizonte.

Neles, você descobre, por exemplo,  que antes mesmo da inauguração de Belo Horizonte, em 1897, os operários que trabalhavam na construção da cidade desfilaram fantasiados na região da Praça da Liberdade.

Além disso, no século passado, a população começou a ocupar as principais avenidas da cidade com blocos e bailes populares, transformando a cidade em um dos movimentos de escola de samba mais fortes do país nos anos 1980.

Três pessoas nos contam esta história: Mestre Conga (músico e Cidadão Samba de 1948), Marcos Maia (historiador) e Acir Antão (músico e jornalista).

O segundo vídeo da série, fala sobre a importância da festa para a cidade, já que desde  2009, a festa voltou a ganhar força com blocos que ocupam as principais ruas e avenidas da cidade.

Já a terceira reportagem, aborda o futuro, o lado econômico e social da folia.

Ficha técnica da produção

Produção: Gabriel José
Reportagem: Gabriel José e Gabriela Arcas
Imagens: Ravik Gomes e Antônio Soares
Edição de Imagens: Márcia Botelho

Outros vídeos interessantes sobre o Carnaval

Gostou de saber sobre o Carnaval de Beagá? Que tal ampliar seus conhecimentos, com outros vídeos interessantes disponíveis no YouTube?