Quanto pesa um quilo? Ora, um quilo pesa um quilo, essa resposta não é óbvia?

Bem, nem tanto. O quilograma mudou! Calma, eu explico…

A unidade de medida do quilo dependia de um objeto físico que ficava guardado em Paris – ou seja, era  definido pela massa de um pequeno cilindro de metal guardado a sete chaves na cidade francesa (veja a imagem acima).

Mas no dia 16 de novembro, representantes de 57 países se reuniram na França para tomar uma decisão a respeito dessa dependência que o quilo tinha do objeto – afinal, não é bom viver muito apegado, certo?

Os cientistas decidiram, nessa reunião histórica, que o cilindro de metal que desde 1889 servia de parâmetro para as medidas de quilo em todo mundo deixaria de ser a referência da medida.

OOOPS! Foto de Christian Hartmann / Reuters / Reprodução

Medida baseada em um objeto físico? Não mais!

Cientistas que se dedicam à metrologia, que é a ciência que estuda as unidades de medida, reuniram-se em Versalhes e tomaram a decisão de que o quilograma como unidade fixa de medida vinculada a um objeto físico chegou ao fim.

O mesmo processo aconteceu com outras unidades de medida: o ampere, da corrente elétrica; o kelvin, da temperatura; e o mol, que descreve a quantidade de uma substância química.

Passaram a se basear, assim, em uma constante universal, não em uma unidade física.

O jornal americano The New York Times conta que, em 1990, os metrologistas descobriram que o “O grande K“, como o quilo era carinhosamente chamado, misteriosamente se tornara mais leve que suas seis cópias oficiais, em cerca de 50 microgramas.

O padrão do quilograma estava em apuros e a missão de redefinir o quilo assumiu um novo nível de urgência!

A verdade é que a reunião realizada na França foi o que a gente chama de pro forma, ou seja, pura formalidade.

Há anos a comunidade científica já vem aceitando que não é bom que as medidas fiquem presas a objetos físicos e esse processo de alteração do padrão de referência do quilo seguiu os passos de outras grandezas, como o metro

Era uma vez um quilograma… Foto: Reprodução NIS

Como era medido o metro?

Por muito tempo, o metro foi definido como um décimo milionésimo da distância entre o Equador e o Pólo Norte.

Porém, em 1889,  em outra grande convenção de cientistas, ficou definido que o metro seria a distância percorrida pela luz, no vácuo, na fração de 1/299 792 458 de segundo.

Com esta mudança, o metro deixou de depender de uma medida física e passou a estar baseado numa constante universal (a velocidade da luz), garantindo que o metro nunca muda. Foi o mesmo que aconteceu com o quilograma.

Ficou curioso? Leia aqui sobre como se determina o tamanho de um metro!

Via.