Já conferiu a programação do Espaço do Conhecimento da UFMG, na Praça da Liberdade para amanhã, sábado, 10 de novembro? Não? Está simplesmente incrível! E o melhor: tudo de graça!

Librário do Conhecimento

Nesta atividade, você irá conhecer a Língua

Brasileira de Sinais (Libras) de uma maneira bem interessante: com um jogo de cartas! Embora a atividade seja voltada para visitantes surdos, você também pode participar, para conhecer ou aprender Libras.

Coleção de Estrelas

Outra proposta muito divertida para este sábado é a criação de sua própria constelação de estrelas, na oficina Coleção de Estrelas.

Nela, os participantes usam mapas estelares para criarem as constelações e, no verso, escrevem as próprias histórias sobre os conjuntos de pontinhos brilhantes.

A atividade é gratuita e indicada para maiores de seis anos. Os interessados devem retirar uma senha na recepção do museu.

Caça aos Vestígios pelo Museu

Com luvas, jalecos, pincéis e lupas, você irá aprender se divertindo na atividade Caça aos Vestígios pelo Museu, às 15h.

Ao encontrar fósseis, minerais, papiros, sementes, mapas antigos e diversos outros objetos, os participantes vão investigar, catalogar e fotografar o material.

A atividade mostra como até mesmo as pequenas descobertas são únicas e importantes para a construção de novas histórias, formando uma coleção de vestígios.

A brincadeira tem classificação indicativa de a partir de cinco anos e acontece na exposição Demasiado Humano. É preciso retirar uma senha na recepção.

Telégrafo: A “Internet” do Século XIX

Nesta palestra, que acontece a partir das quatro da tarde, é possível aprender tudo sobre esta incrível invenção, que foi o telégrafo e ainda manipular o instrumento, enviando mensagens em Código Morse!

Conduzida pelo professor da Escola de Engenharia da UFMG José Carlos Rodrigues de Oliveira, a atração acontece na exposição temporária Colecionar o Mundo, que abriga diversas coleções científicas da UFMG.

A entrada é gratuita, e a classificação é livre. Para participar, basta retirar uma senha gratuita na recepção do museu. As vagas são limitadas.

Cosmogonia Maori e outras histórias do Pacífico

Para terminar este dia agitado e muito divertido, que tal aprender mais sobre a Nova Zelândia e o povo maori, que viveu por muito tempo sem interferência dos europeus e ainda mantém algumas tradições, que serão abordadas na atividade Cosmogonia Maori e outras histórias do Pacífico.

A contação de histórias acontece às 18h15. O público também vai entender como esse povo enxerga a origem do mundo e do ser humano em narrativas protagonizadas pelos heróis Maui e Hanai. Cosmogonia Maori e outras histórias do Pacífico tem classificação livre. Para participar, basta retirar uma senha na recepção.

Espetáculo infantil “A Caixinha de Papelão” 

Diversão não tem preço, e não é preciso ter muito para brincar. Loreto e sua amiga Maridilurde são prova disso! Os personagens do espetáculo A Caixinha de Papelão, que acontece no dia 10 de novembro, mostram que se divertir é simples: basta imaginar!

A partir das 17h, a história das crianças que ganham uma caixa de papelão de presente será contada através de cantigas de roda e trava-línguas.

A programação do Espaço ainda conta com outras diversas atrações para todas as idades. Oficinas, contação de histórias e clube de leitura prometem agitar o mês de novembro. Para mais informações, acesse o site e confira as redes sociais.

Serviço:

Sábado – 10 de novembro
Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários – Belo Horizonte

Librário do Conhecimento
Horário: 10h
Classificação: livre
Participação: gratuita
Em caso de dúvidas, enviar e-mail para libras.conhecimento@gmail.com

Coleção de Estrelas
Horário: 14h
Classificação: a partir de seis anos
Entrada: gratuita

Caça aos Vestígios pelo Museu 
Horário: 15h
Classificação: a partir de cinco anos
Entrada: gratuita

Telégrafo: A “Internet” do Século XIX 
Horário: 16h
Classificação: livre
Participação: gratuita

Cosmogonia Maori e outras histórias do Pacífico 
Horário: 18h15
Classificação: livre
Participação: gratuita mediante retirada de senha na recepção

Sobre o Espaço do Conhecimento

Localizado na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, o Espaço do Conhecimento UFMG é o museu de ciência e cultura da Universidade!

Os cinco andares do prédio abrigam um Planetário, um Observatório Astronômico, uma exposição sobre a humanidade e a origem da vida, além de mostras temporárias. A Fachada Digital é uma grande tela de projeção voltada para a praça e exibe conteúdos variados diariamente.

Brincadeiras, contação de histórias, oficinas, debates e atividades acessíveis em Libras atraem públicos diversos todos os dias!

Não sabe onde fica e como chegar lá? Confira aí!