Em busca de tornar meninas e meninos potenciais ouvintes de rádio, e levar informações até as crianças, o projeto de extensão Pequenos Ouvintes, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), lançou o Curiá. Um programa de radiojornalismo para crianças!

Pensando em levar jornalismo, histórias, músicas, conversas sobre filmes, perguntas, respostas, opiniões e descobertas até vocês, Luana Viana, orientadora do projeto, conta que o programa foi proposto por ter poucas produções jornalísticas voltadas para o público infantil. Além de transmitir informações, o podcast “ajuda na capacidade imaginativa das crianças por meio da produção de paisagens sonoras e da criação de imagens mentais”.

O programa é gravado por alunas do curso de jornalismo e conta com a participação das crianças, ensinando, cotando o que sabem e o que querem saber, compartilhando conhecimento e imaginação. Cada episódio possui três dos cinco quadros produzidos, e apresentam de forma simples e didática os assuntos, sem questionar a capacidade de entendimento das crianças.

Os quadros são: Criança Fala!; Críticas de Filmes; Música; Contações e a Reportagem. Luana ainda explica que, quando voltam para as escolas da cidade de Mariana, MG, onde ocorrem as gravações, e reproduzem os programas para as crianças, “elas ficam em êxtase”, despertando, cada vez mais, a vontade em participar.

O Curiá integra o programa de extensão Sujeitos de suas histórias, coordenado por Karina Gomes Barbosa e André Luís Carvalho, professores da Ufop, e está disponível nas plataformas Mixcloud e também no site do projeto.