Com o objetivo de despertar a curiosidade de crianças e jovens em idade escolar, a revista Galileu lançou a 1a Gincana de Astronomia 2018.

A gincana vai promover uma saudável competição entre 15 escolas públicas e privadas de todas as regiões do Brasil. Serão três escolas de cada região.

As inscrições, gratuitas, ficam abertas até 18/5 e os jogos começam no início de junho. A fase de grupos regionais é de pontos corridos: as escolas jogam entre si e as primeiras colocadas se classificam para a Grande Final. Sairá uma finalista por região.

A escola que quiser participar deverá montar um time com duas meninas e dois meninos. Serão, no total, 60 alunos participando do game show que será transmitido no canal Luneta Live.

Os alunos não precisam se deslocar. Os times jogam da própria escola, através de videoconferência. Os jogos regionais serão gravados e exibidos no Luneta — uma região brasileira por semana. Em cada episódio, uma finalista é definida.

A gincana consiste em perguntas de múltipla escolha para os conhecimentos das crianças nos temas astronômicos. Todo o conteúdo deve ser estudado através do material didático virtual fornecido. Na hora certa, os times têm alguns segundos para pensar e levantar, ao mesmo tempo, uma plaqueta com a resposta.

Além das vitórias, pontua-se também o engajamento: cada escola terá uma hashtag e insígnia para espalharem nas redes sociais. A equipe mais engajada ganha uma vaga entre as finalistas (seis).

Depois desta etapa, as escolas finalistas terão dois meses para criar um experimento para voar (de verdade) em um balão estratosférico. Uma banca de especialistas vai escolher os melhores projetos. As finalistas ganham medalhas e certificados.

1ª GINCANA GALILEU DE ASTRONOMIA
-> Leia o regulamento completo no Edital de Participação
-> Aditamento: prazo das inscrições foi prorrogado de 4/5 para 18/5
-> Professor(a): inscreva seu time através da Ficha de Inscrição