Idealizadas pela pesquisadora brasileira Alessandra Pacini, as histórias da coleção Girls InSpace nasceram com o objetivo de incentivar mais meninas a se tornarem cientistas.

Os livros contam as aventuras de um grupo de meninas, Rafa, Ceci, Isabelle, Lelis e Lola, e dos irmãos Gabriel e Aurora, no mundo da ciência, abordando temas como o método científico, tópicos de Astronomia, o Sol e o clima no espaço, raios cósmicos e outros assuntos relacionados ao espaço e ao Planeta Terra.

A coleção está com uma campanha no Kickstarter e já arrecadou quase US$12 mil. A arrecadação de doações termina nos próximos dias, por isso, se você tem vontade de contribuir com o projeto, passe lá no site.

Meninas na ciência

Os livros são destinados a crianças entre 9 e 13 anos. Nessa faixa etária, a diferença de gênero começa a se mostrar mais acentuada e muitas meninas são desestimuladas e desistem de seguir carreiras em ciência. De acordo com a ONU, só 29% dos cientistas no mundo são mulheres.

Meninas e meninos têm direitos iguais e meninas podem ter a profissão que quiserem, podendo ser pesquisadoras, astronautas, físicas, matemáticas, professoras…

Cada livro está sendo ilustrado pelo artista brasileiro Allan Max e ao final de cada capítulo há seções especiais com mais informações sobre o tema.

Na seção Continue Investigando,  há perguntas que desafiam os leitores a pensar criticamente e instilar sua curiosidade. Em Pergunte ao Dr. Lindy, descobertas científicas e tópicos mencionados no capítulo são melhor contextualizados.

Tradução

Inicialmente, o projeto Girls InSpace estará disponível em três idiomas: português, espanhol e inglês. O objetivo é alcançar jovens do Brasil e de outros países da América Latina, além da América do Norte e partes do continente africano.

Segundo a autora, ter os livros traduzidos para o inglês permitirá converter mais rapidamente o conteúdo em idiomas adicionais, como o francês e o árabe, idiomas amplamente falados na África. Isso aumentará os esforços de divulgação e o livro poderá chegar às mãos de mais meninas em todo o mundo.

Até o momento, todas as quadro histórias foram escritas em português e estão esperando para serem traduzidas e ilustradas.

Reprodução / Divulgação Kickstarter

Reprodução / Divulgação Kickstarter

Sobre a autora

Alessandra Pacini é física espacial, pesquisadora visitante no Observatório de Arecibo, em Porto Rico, um dos maiores radiotelescópios do mundo.

Ela estuda o chamado clima espacial, área que investiga como a alta atmosfera terrestre responde à atividade do Sol.

Estamos fazendo uma pesquisa!

Clique na imagem abaixo e participe! 😉

1sem-MFC-Banner-site