Hoje é Dia Nacional do Aço, mas afinal você sabe como ele está presente no seu dia a dia? Atualmente, é impossível imaginar o mundo sem o uso do aço. Ele é aplicado na construção de prédios, execução de obras públicas, instalação de meios de comunicação, produção de equipamentos, entre outras utilidades.

Foto: uben-Brave/ Flickr

Foto: Ruben-Brave/ Flickr

O aço é uma liga de ferro e carbono, dois elementos que são extraídos da natureza. A indústria que faz essa junção é chamada de siderúrgica. Nessas fábricas, o minério de ferro e carvão mineral – que contém muito carbono – são transformados em aço.. A ciência da produção acontece em três etapas, aqui resumidas:

1 – O minério de ferro e o carvão são preparados para melhoria do rendimento e economia do processo. O minério é transformado em pelotas e o carvão é destilado. Depois, os dois produtos vão para um alto forno que chega a temperaturas aproximadamente 1.500 graus.

2- O ferro derrete e são retiradas impurezas como calcário e sílica. Esses resíduos acabam servido para produção de cimento em outras indústrias. O ferro, então, é refinado em fornos a oxigênio ou elétricos. Quando se solidifica ou endurece já é chamado de aço.

3 – O aço, em processo de solidificação, é transformado em produtos siderúrgicos como chapas grossas e finas, bobinas, vergalhões, arames, perfilados e barras. Este aço segue para outras indústrias que vão usar para fabricações diversas.

Foto: Marco-Verch

Foto: Marco-Verch

Dia a dia

No Brasil, existem 29 usinas siderúrgicas, muitas delas estão em Minas Gerais. O aço que sai dessas indústrias é empregado em utensílios domésticos (panelas, talheres), computadores, produtos eletroeletrônicos e instrumentos hospitalares.

Serve também para montagem de grandes estruturas em hidrelétricas que geram e transmitem energia, além de servir para construção de máquinas fundamentais para a agricultura. Quer dizer que o aço também é importante para que o alimento chega em nossas mesas.

Também é importante para o transporte porque o aço é usado na produção de veículos, desde uma bicicleta até uma sofisticada nave espacial, passando por trens, navios, ônibus e carros.

Até para obras de arte o aço é usado. Assista ao vídeo:

Para saber mais

Veículos : O aço representa 55,7% no peso total de um carro.

Eletrodomésticos: O aço é mais de 50% do peso total da geladeira. No caso do fogão, representa mais de 70% do peso.

Que tal aprender mais sobre aços especiais?

Para celebrar o Dia Nacional do Aço, o Educativo do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal preparou uma série de ações voltadas para os aços especiais. A participação é gratuita e sem inscrições prévias, mas as vagas são limitadas. Tem Oficina “TridimensionAção”, Oficina “Composição”, Exposição “Aços Especiais” e Dinâmica “Heavy Metal”.

Serviço:
DATA: De 03 a 27 de abril
HORÁRIO: De terça a sexta, das 13 às 17 horas, e nas quintas-feiras, das 16 às 21 horas
COMO CHEGAR: Praça da Liberdade, s/nº Prédio Rosa, Belo Horizonte/MG

Fonte das informações: Instituto do Aço Brasil