Se você sempre sonhou em fazer parte de uma importante missão espacial, esta é a sua chance. Bom, ainda não será possível embarcar rumo ao universo. Mas a NASA lançou recentemente o programa “Hot Ticket”, que permitirá o envio do seu nome ao Sol.

Para isso, basta se cadastrar e enviar o seu nome online.

A agência espacial colocará todos os nomes recebidos em um microchip que acompanhará a Parker Solar Probe em sua missão para observar a atmosfera de nossa estrela de fogo de perto – algo que nunca foi tentado antes.

O que é o Parker Solar Probe?

O Parker Solar Probe  tem o tamanho de um carro compacto e está programado para ser lançado da Estação Espacial Kennedy, da NASA, em julho de 2018.

Ele fará várias viagens ao redor do Sol e chegará a 4 milhões de milhas de sua superfície, mais perto do que qualquer outra espaçonave anterior.

Durante sua aproximação mais próxima, o satélite não tripulado deverá atingir velocidades de até 69.000 km/h, quebrando o recorde atual de velocidade mantido pela sonda Juno.

Para resistir às temperaturas externas extremas de 2.500 graus Fahrenheit (1.377 graus Celsius), a Sonda Solar Parker estará envolta em um escudo térmico composto de carbono com 4,5 polegadas de espessura.

Engenheiros da NASA acreditam que a proteção impedirá que a sonda seja incinerada e assegure que os instrumentos dentro dela permaneçam em uma “temperatura ambiente” confortável.

As informações coletadas pela sonda irão permitir aos cientistas ampliar seus conhecimentos sobre o sol  e encontrar maneiras de prever explosões solares potencialmente prejudiciais.

Embora o cronograma da missão atual da espaçonave se estenda por apenas sete anos, até 2025, os especialistas da NASA dizem que, se tudo correr bem, a sonda poderá continuar a operar por um longo período de tempo.

Originalmente chamada de Solar Probe Plus, a espaçonave robótica foi rebatizada, em maio de 2017, em homenagem ao astrofísico pioneiro Eugene Parker, que desenvolveu a teoria do vento solar supersônico em 1958. Além do microchip, a sonda também levará a foto do pesquisador e uma cópia de seu artigo científico.

A missão

A missão viajará pela atmosfera do Sol, enfrentando condições brutais de calor e radiação para levar seu nome ao sol. Claro que, além desta parte divertida, há outros objetivos importantes

“Esta investigação vai viajar para uma região que a humanidade nunca explorou antes”, disse Thomas Zurbuchen, administrador associado da Diretoria de Missões Científicas na sede da NASA em Washington. “Esta missão vai responder a perguntas que os cientistas tentam descobrir há mais de seis décadas.”

Entender o Sol sempre foi uma das principais prioridades dos cientistas espaciais. Estudar como o Sol afeta o espaço e o ambiente espacial dos planetas é o campo conhecido como heliofísica.

Pronto para se tornar parte daquela que está sendo considerada a mais rápida, mais quente e mais legal missão sob o sol?

Então digite seu nome e e-mail na página do projeto.  Depois de confirmar se os detalhes estão corretos, clicando em um link de e-mail da NASA, você receberá um certificado confirmando sua participação nesta missão histórica! O prazo para envio dos nomes termina dia 27 de Abril.

Já enviei o meu! Veja o certificado que a NASA me deu 🙂


Captura de tela 2018-04-06 06.42.57

Saiba mais

Para informações adicionais sobre a missão da Parker Solar Probe, visite:  www.nasa.gov/parkersolarprobe

Siga a missão no Facebook e no Twitter em:  www.facebook.com/NASASunScience  e  www.twitter.com/NASASun