Se alguém perguntasse a você o que é um mapa, como você responderia?

Mapas podem ser definidos como representações visuais de um local ou região. Mapas são também uma expressão visual da necessidade humana de conhecer, reconhecer e representar seu espaço.

google_maps_logoEmbora hoje em dia a gente possa acessar mapas do mundo inteiro por meio de aplicativos como o Google Maps, a criação de mapas é uma atividade milenar, cuja ciência é chamada cartografia.

Uma das obras mais importantes da cartografia mundial talvez seja a coleção americana History of Cartography, ou História da Cartografia, em português. O site Nexo fez uma matéria bem bacana sobre essa coleção que é dividida em seis volumes e foi publicada ao longo de 12 anos.

Um destaque da obra History of Cartography é que boa parte dos mapas da coleção estão disponíveis online e podem ser acessados gratuitamente no site.

Mapa antigo do Reino de Bamum, que existiu entre 1394 e 1884 e hoje é Camarões, na África Central. Reprodução / History of Cartography.

Mapa antigo do Reino de Bamum, que existiu entre 1394 e 1884 e hoje é Camarões, na África Central. Reprodução / History of Cartography.

Os mapas mais antigos

Provavelmente o primeiro mapa de Portugal, feito por Álvaro Seco e publicado em Roma por volta de 1560 com o título "Tabula Geografica Portugalliae". O Mapa de Portugal foi copiado no atlas "Theatrum Orbis Terrarum" de Abraham Ortelius e editado em 1570 na Antuérpia. Imagem: Jose Manuel / Wikipedia (Reprodução)

Provavelmente o primeiro mapa de Portugal, feito por Álvaro Seco e publicado em Roma por volta de 1560 com o título “Tabula Geografica Portugalliae”. O Mapa de Portugal foi copiado no atlas “Theatrum Orbis Terrarum” de Abraham Ortelius e editado em 1570 na Antuérpia. Imagem: Jose Manuel / Wikipedia (Reprodução)

Os mapas mais antigos já conhecidos foram encontrados na Turquia e datam de cerca de 6204 a.C.. Uma peculiaridade desses mapas é que estão desenhados na parede.

Culturas ancestrais como a asteca, a esquimó e a mesopotâmica também têm registros de mapas de milhares de anos.

A invenção do papel revolucionou o desenho e o transporte dos mapas.

Uma curiosidade sobre os mapas da Idade Média em uso na Europa é que eles eram frequentemente centrados em Jerusalém e com o Oriente para cima.

Foi só com a Era dos Descobrimentos, também conhecida como a Era das Grandes Navegações, que as áreas representadas nos mapas passaram a ter mais semelhança com sua existência ‘real’.

Nesse período da história, entre o século XV e o início do século XVII, portugueses, espanhóis e outros povos europeus exploraram intensivamente o globo em busca de novas terras. Por isso, precisavam de mapas com bons níveis de precisão para navegar com relativa segurança de um ponto a outro do planeta.

Quero criar meus próprios mapas!

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) desenvolveu um Portal dos Mapas, com cerca de 32 mil mapas disponíveis.

No site, você pode buscar seus mapas por diversas formas, incluindo tema, publicação, extensão de arquivo/serviço ou palavra-chave. Também dá para visualizar todos os mapas de publicações do IBGE em versão para impressão e interativa. Quem cria uma conta no portal ainda pode compartilhar seus mapas personalizados na comunidade!

banner_crie_mapas_ibge

Já a National Geographic dispõe de uma plataforma de criação de mapas interativos muito bacana para quem quer se aventurar na cartografia.

O site (em inglês) permite que você escolha entre uma variedade de mapas base e depois crie seu próprio mapa personalizado interativo. Há várias opções de personalização disponíveis, dependendo dos dados que você deseja exibir em seu projeto.

national_geographic_maps