14 de março é o dia do nascimento de Albert Einstein e também o dia da morte do físico Stephen Hawking. Mas hoje também celebramos o Dia do Pi!

Esse número enigmático, cuja aproximação é 3,14, também é conhecido pelo símbolo π.

Representado pela letra grega π, pi representa a relação entre a circunferência de um círculo (perímetro) ao seu diâmetro (distância de lado a lado passando pelo centro), e é um elemento fundamental de muitos campos matemáticos, como a Geometria. Embora os matemáticos modernos tenham calculado mais de um trilhão de casas decimais além do padrão “3.14”, pi é um número irracional que continua até o infinito! É um ingrediente importante na fórmula para a área de um círculo, A = πr².

Por que comemoramos o dia do Pi hoje?

Na notação norte-americana de datas, é mais comum dizer primeiro o mês e depois o dia. Assim, o dia 14 de março (14/3) lá é escrito como 3/14, ou seja, o dia do pi!

O 14 de março de 2018 é o 30º aniversario do Dia de Pi. Essa constante matemática ganhou até homenagem do Google hoje, com um Doodle “assado e construído pelo premiado cozinheiro chefe de pastelaria e criador do Cronut Dominique Ansel”.

Você já viu a imagem na página principal do buscador?

Google Doodle do Dia do Pi / Reprodução

Google Doodle do Dia do Pi / Reprodução

A fórmula pi equivale à circunferência dividida pelo diâmetro e o Doodle usou uma torta para representar isso. Assista no vídeo abaixo como o Doodle foi feito para a data de hoje:

 

Por que fazer uma torta?

Mais uma vez, os falantes de língua inglesa tem a explicação: em inglês, o nome da constante (pi) e a palavra torta (pie) têm pronúncia idêntica.

Daí surgiu a tradição de comer tortas nesse dia. Além disso, o pi tem íntima relação com as medidas do círculo. Se você quiser celebrar e não souber fazer uma torta redonda, não se preocupe: são aceitos quaisquer pratos preparados nesse formato!

Desafios da NASA

Para celebrar a data de hoje, a NASA publicou a quinta edição do desafio Pi in the Sky. Nele, crianças e adultos são desafiados a resolver problemas matemáticos para calcular coisas como terremotos em Marte, chuva de hélio em Júpiter, a taxa de rotação do asteroide Oumuamua, entre outras divertidas lições matemáticas.

O desafio tem temática espacial e você pode navegar pelo site (em inglês) neste link. As soluções dos desafios serão revelados amanhã, dia 15 de março, no site do evento.