Na semana do Dia Internacional das Mulheres, convidamos nossos pequenos leitores e pequenas leitoras do Minas Faz Ciência Infantil a desbravar um mundo novo da história das mulheres na África!

A obra ‘Njinga Mbande: Rainha do Ndongo e do Matamba’ conta a história de uma das lideranças mais expressivas de Angola. Figura da resistência africana contra o colonialismo, a Rainha Njinga marcou a história de Angola do século XVII. Estrategista e hábil negociadora, defendeu seu país até a morte, em 1663, com 82 anos.

Publicado em 2014, o livro está disponível em formato digital gratuito e foi desenvolvido pela Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Clique aqui para baixar o livro.

Material pedagógico

Estátua de Njinga a Mbande em Luanda, República de Angola. Fotografia de Erik Cleves Kristensen, 2006 (Reprodução)

Estátua de Njinga a Mbande em Luanda,
República de Angola. Foto: Erik Cleves Kristensen (Reprodução)

A publicação também conta com dossiê pedagógico e uma história em quadrinhos que ajudam pais e professores a compreender e trabalhar melhor com a biografia da rainha africana.

São 56 páginas que contam a história de Njinga e fazem conexões com a história de Angola e seus desafios, como o tráfico de escravos, a construção de identidade da população e as religiões de origem africana.

Série Unesco sobre Mulheres Africanas

A série da Unesco sobre mulheres na história de África contempla livros em formato digital e um site que têm como objetivo chamar a atenção para figuras femininas brilhantes do continente africano.

Foram selecionadas 20 personagens que atuaram com domínios tão diversos como a diplomacia e a estratégia militar (Njinga a Mbande), a defesa dos direitos humanos (Funmilayo Ransome-Kuti), ou a protecção do ambiente (Wangari Maathai).

Através do projeto, a Unesco pretende encorajar estudantes africanas e de afrodescendentes a se envolverem em estudos de nível superior no domínio da História da África e outras disciplinas como antropologia, linguística e arqueologia relacionadas com sua herança cultural.

Estamos fazendo uma pesquisa, clique na imagem para participar!

1sem-MFC-Banner-site