Bem no fundo do oceano Pacífico, na chamada “Fenda do Bikini”, vive o personagem que todos conhecemos: uma esponja do mar, de cor amarela, que veste calças quadradas e vive um montão de aventuras com o melhor amigo, uma estrela do mar cor de rosa.

Embora as histórias de “Bob Esponja” sejam fictícias, há elementos reais no desenho animado. Um deles é a diversidade de vida no fundo do mar. O oceano, afinal, é o habitat de peixes, baleias e tubarões, certo? Sim! O legal, porém, está no fato de que ele também esconde mistérios que nem nossa imaginação poderia alcançar.

 David Burdick./ Flickr

Ilhas Marianas, onde fica a Fossa das Marianas. Foto:  David Burdick./ Flickr

Atualmente, os cientistas sabem mais do céu e do espaço do que sobre o fundo do mar. Isso porque há regiões tão fundas nos oceanos que nenhum ser humano ainda conseguiu chegar. À medida que a profundidade aumenta, diminui a luz diminui e cresce (e fica grande a ponto de poder esmagar partes do nosso corpo!).

Além disso, no fundo do oceano, há regiões mais profundas que nossa montanha mais alta. Quem um exemplo? A “Fossa das Marianas”, no oceano Pacífico, tem 11 km de profundidade; já o Monte Everest, lugar mais alto do mundo, conta com “meros” 9 km de altura.

Fundo do mara nas Ilhas Marianas. Foto: David Burdick/ Flickr

Fundo do mara nas Ilhas Marianas. Foto: David Burdick/ Flickr

Conchinhas

Foto: Josep Miquel Marcos/Flickr

Foto: Josep Miquel Marcos/Flickr

Coloridas, com formas, às vezes, bizarras e de tamanhos variados, as conchas são uma espécie de “armadura” a proteger moluscos marinhos e animais de corpo mole, como ostras, mariscos e vieiras.

Podemos encontrá-las em vários lugares, mas é nos mares que estão as mais belas e gigantescas.

Professor e paleontólogo do Museu de Ciências Naturais PUC Minas, Castor Cartelle explica que, desde a pré-história, o ser humano interage com as conchas.

Algumas servem de decoração; outras podem se transformar em caixinhas, botões e cumbucas. Em certas tribos africanas, elas também foram usadas como moedas de troca.

Foto: Reprodução Netflix

Foto: Reprodução Netflix

Quer saber mais sobre o fundo do mar? O Museu de Ciências Naturais PUC Minas guarda fósseis de diversos animais marinhos, como baleias e conchinhas!

E que tal conhecer Bob Esponja e Patrick por dentro? Confira na nossa versão impressa o raio X dessas duas figuras queridas.

Afinal, o que é uma esponja do mar? E sobre as estrelas do mar, existe alguma curiosidade?