Que tal fazer escavação como um paleontólogo, brincar de pintura rupestre e conhecer a trilha do esquilo caxinguelê? De 25 a 28 de janeiro, as atividades de educação ambiental serão oferecidas gratuitamente como parte da programação de férias do Centro de Difusão do Conhecimento Científico-Tecnológico do Parque Estadual do Sumidouro.

A  unidade de conservação está situada em Lagoa Santa e Pedro Leopoldo, a 50 quilômetros de Belo Horizonte. No local, o visitante também encontra o Museu Peter Lund, que reúne diversos fósseis em seu acervo, e a Gruta da Lapinha (a entrada não é recomendada para menores de cinco anos). Para os adultos, há ainda outras atrações: Circuito Lapinha, Trilha Sumidouro, Trilha da Travessia e Escalada.

O ingresso para o Parque custa R$ 25 (a inteira), com direito à visitação de todos os atrativos, de segunda-feira a domingo, das 8h30 às 16h. É importante saber que o pagamento só pode ser feito em dinheiro. Para crianças de até 5 anos, a entrada é gratuita. Informações: (31) 3689-8592.

OFICINA DE ASTRONOMIA EM OURO PRETO

Observatório Astronômico do Museu de Ciência e Técnica da Ufop. Foto: Divulgação/Facebook

Observatório Astronômico do Museu de Ciência e Técnica da Ufop. Foto: Divulgação/Facebook

Em Ouro Preto, na região Central do estado, o Setor Educativo do Museu da Inconfidência recruta tripulantes intergaláticos para desbravar os mistérios da imensidão do espaço! Na edição de verão da Oficina de Férias, os participantes irão aprender princípios de orientação e localização baseados nos elementos da Astronomia e da Geografia.

As atividades serão realizadas no Observatório Astronômico e Setor de Astronomia do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com o apoio de bolsistas e professores do projeto Astronomia para todos. Também haverá sessão no Planetário Móvel.

A oficina será realizada em dois períodos: de 15 a 19 de janeiro, para crianças de 7 a 10 anos; e de 22 a 26 de janeiro, para a faixa etária de 11 a 14 anos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail educativodomuseu@gmail.com. A primeira turma já foi fechada, mas ainda dá para correr e tentar garantir uma vaga na segunda. Informações:  (31) 3551-1378. Para quem não pode ir até lá, é possível fazer uma visita virtual ao Museu.

CENTRO DE CIÊNCIAS DA UFJF

Instalado no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora, o Centro de Ciências da UFJF, inaugurado em julho de 2017, tem várias atrações distribuídas num espaço de 3 mil metros quadrados. O local é adaptado para receber pessoas com deficiência e está listado no Guia de Museus e Centros de Ciências Acessíveis da América Latina e do Caribe.

Algumas das atrações são a exposição A célula ao alcance da mão,  Tabela Periódica Interativa, Observatório Astronômico e  Planetário, além do Espaço Interativo do Museu de Malacologia, que reúne milhares de conchas de várias partes do mundo e já foi tema de reportagem da revista Minas Faz Ciência.

 

Em janeiro, o Centro de Ciências funciona em horário diferenciado. Na programação de férias, crianças de 5 a 11 anos de idade podem participar da Oficina de Construção de Brinquedos Científicos, de terça a sexta-feira das 15h às 16h. As inscrições podem ser feitas na hora, na recepção. Já O Observatório Astronômico funciona das 19h às 21h, com entrada até 20h.

MUSEU DOS DINOSSAUROS EM PEIRÓPOLIS

Foto: Divulgação/Facebook

Foto: Divulgação/Facebook

 

A cidade de Uberaba, no Triângulo mineiro, é conhecida como a Terra dos Dinossauros do Brasil. Mais precisamente, é no pequeno distrito rural de Peirópolis onde fica um dos maiores e mais importantes sítios paleontológicos da América do Sul. Em dezembro 2017, um novo fóssil foi descoberto na região.

No Museu dos Dinossauros, instalado no prédio da antiga estação ferroviária, é possível conhecer o acervo de fósseis de dinossauros e outros vertebrados. Painéis explicativos e maquetes reconstituem os cenários em que animais e vegetais habitaram o local há milhões de anos.

A visitação é aberta de terça a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos finais de semana e feriados das 8h às 17h30. No mês de janeiro, o Museu também está aberto às segundas-feiras, com entrada gratuita. Informações:  (34)3338-1526