Já pensou em aprender a construir um foguete? Melhor que isso, fazer um foguete usando garrafa pet?

Pois é… O Curso de Engenharia Aeronáutica da PUC minas realiza nos dias 10 e 11 de novembro o 1º Workshop de Foguetes feitos com garrafas pet e propulsão a água. Serão dois dias para a montagem e lançamento dos foguetes, no campus São Gabriel.

Lançamento de foguete durante a 69ª Reunião Anual da SBPC. Foto: Maurício Guilherme Silva Jr./ Minas Faz Ciência. Foto: Maurício Guilherme Silva Jr./ Minas Faz Ciência

Lançamento de foguete durante a 69ª Reunião Anual da SBPC. Foto: Maurício Guilherme Silva Jr./ Minas Faz Ciência.

Alunos das escolas estaduais Professor Guilherme Azeredo Lage, Adalberto Ferraz e Sérgia Alkimin já estão com a participação garantida, pois o evento tem parceria com essas instituições.

Mesmo assim, o workshop é aberto para o público no geral, principalmente estudantes, familiares e professores. Nem é preciso fazer inscrição prévia, é só chegar no teatro da PUC para participar.

O objetivo do evento é preparar professores e estudantes para a participação em eventos ligados à Engenharia Aeroespacial, especialmente para a Mostra Brasileira de Foguetes.

Durante este ano de 2017, já foram desenvolvidos nas escolas parceiras oficinas e protótipos a serem apresentados e lançados durante o workshop. As atividades do projeto são desenvolvidas no ambiente escolar por nove alunos do Curso de Engenharia Aeronáutica.

Em julho deste ano, o Minas Faz Ciência mostrou a apresentação de cientistas da Agência Espacial Brasileira (AEB) durante a 69ª Reunião Anual da SBPC, em BH. Eles demonstraram o lançamento de foguete com material reciclável, uma brincadeira científica bem parecida com a que vai acontecer no workshop da PUC.

Foto: Maurício Guilherme Silva Jr./ Minas Faz Ciência

Lançamento de foguete durante a 69ª Reunião Anual da SBPC. Foto: Maurício Guilherme Silva Jr./ Minas Faz Ciência

Confira a programação do workshop:

10 de novembro – sexta-feira
15h às 17h – equipes das escolas participantes trabalham na montagem e testes dos foguetes para lançamento no sábado
11 de novembro – sábado
9h – Cerimônia de abertura
9h30 – Depoimento de professores e diretores das escolas parceiras
10h – Exposição de trabalhos e lançamento de foguetes
Durante os dois dias haverá exibição de fotografias da realização das oficinas nas escolas e também opção de alimentação em food trucks.

Para mais informações,faça contato pelo e-mail: aeronautica.sg@pucminas.br