Já pensou em como seria incrível encontrar com as pessoas que escrevem e desenham os livros que lemos? É legal ao escolher uma obra literária conhecer escritores, tradutores, ilustradores e editores envolvidos na construção daquela história. Grandes criadores brasileiros que fizeram clássicos da nossa literatura já morreram, mas muitos estão em plena produção.

Selecionamos alguns livros infantis de escritores e ilustradores mineiros da atualidade. Têm assuntos importantíssimos para ciência como meio ambiente, vida animal, mistérios do sol e temas de história do Brasil. Vamos apresentar rapidamente quem são os criadores e deixar para você a tarefa de ler os livros e conhecer mais sobre esses personagens da vida real. Quem sabe não esbarra com algum deles pelas ruas de Minas?

Um-dia-um-rio_capa_altaUm dia, um rio

Um dia, um rio é um a referência ao desastre ambiental que abalou a Bacia do Rio Doce, em 2015. Na história, o rio indefeso dá um grito de socorro ao ser invadido pela lama da mineração que destrói suas águas e as vidas que abriga.

Foi o mineiro Leo Cunha quem escreveu este livro de poesia. Ele é tradutor, escritor e jornalista, nascido na cidade de Bocaiúva, no Norte do estado. Publicou mais de 40 livros e trabalha como professor em cursos de comunicação em Belo Horizonte. As ilustrações são de André Neves.

a tartaruga e a bonecaA tartaruga e a boneca

A tartaruga e a boneca é uma história de esperança. Durante um passeio de barco, a bonequinha cai no mar. Ele é salva pela tartaruga marinha e as duas personagens vivem uma linda amizade por muitos anos. Elas procuram a dona da bonequinha e nesse caminho compartilham histórias de tristeza e alegria. A autora do livro é Márcia Leite.

O ilustrador é o mineiro Flávio Fargas, que nasceu em Belo Horizonte e passou a infância em Barra Longa. Sempre gostou de desenhar e começou a trabalhar em agência de publicidade aos 18 anos. Também trabalhou em jornal. Flávio já ilustrou mais de 40 livros.

o email de caminhaO e-mail de caminha

O e-mail de caminha é uma transcrição, por meio de e-mails e Twitter, da famosa carta de Pero Vaz de Caminha narrando a viagem de Pedro Alvarez Cabral rumo ou Descobrimento do Brasil.

A autora do livro é a belo-horizontina Ana Elisa Ribeiro, pesquisadora e professora universitária.

Ela atualizou a ortografia da carta de um jeito muito divertido.

Ana Elisa também é cronista, contista e poeta, autora de livros e publicações literárias individuais e coletivas no Brasil, em Portugal, no México, nos EUA e na França.

o gato noe scuroO gato e o escuro

O gato e o escuro conta a história de um bicho curioso para descobrir o que a noite esconde. A mãe dele sempre avisava para não ultrapassar a fronteira do dia, mas ele decide se encontrar com o inusitado no escuro. Quando volta para a luz do dia, descobre que seu pelo, antes amarelo com pintinhas, está preto como a noite. O texto é do moçambicano Mia Couto.

As ilustrações são da belo-horizontina Marilda Castanha, que começou a ilustrar livros infantis na década de 1980. É uma criadora premiada nacionalmente e internacionalmente.. É casada com o também ilustrado Nelson Cruz, que tem obras belíssimas como: Haicais visuais, De carta em carta, Chica e João. O casal atua junto nas ilustrações da obra Cantigamente, escrita por Leo Cunha.

meu amigo mais antigoMeu amigo mais antigo

 Meu amigo mais antigo traz a história de um menino de 9 anos que tem um super amigo. São casos vivenciados na escola, nos passeios de bicicleta e de trem, nos jogos de futebol e na rua. Esse amigo antigo, sempre presente, tem a cara acesa e dourada. Quem será?

O texto as ilustrações são de Marcelo Xavier, nascido em Ipanema, na Zona da Mata de Minas Gerais. O autor hoje vive em Belo Horizonte. Além de escrever e ilustrar, já criou inúmeros projetos gráficos, produziu e dirigiu programas para a televisão, trabalhou em publicidade, com cenografias, figurinos e adereços para espetáculos de teatro, música, dança e carnaval.

o elefante escravo coelhoO elefante escravo do coelho

O elefante escravo do coelho é uma história que foi contada pelo Grupo Giramundo no teatro de bonecos e também virou livro. O grupo é de Belo Horizonte e tem dezenas de espetáculos apresentados pelo Brasil. A autora do livro é a mineira de Três Corações, Sonia Junqueira. Ela é escritora e editora, com mais de 100 obras publicadas, entre livros literários e didáticos. Atualmente, vive em Belo Horizonte.

A obra apresenta um conto africano na qual um coelho engana os animais da floresta dizendo que o elefante era seu escravo. Quando o elefante descobre o que houve, vai atrás do coelho para fazê-lo desmentir o fato, mas o encontra doente.

menina ninaMenina Nina: duas razões para não chorar

Menina Nina: duas razões para não chorar é um livro escrito e ilustrado pelo mineiro Ziraldo. É um texto muito delicado que fala sobre vida e morte. É para ajudar as crianças a entender a perda de alguém querido.

Ziraldo é o criador do Menino Maluquinho e suas obras fazem parte da vida de muitas crianças brasileiras. Ele fez muitos livros premiados e indicados a prêmios como: Os Meninos do Espaço, Menino do Rio Doce, Coleção Livro de pano do bebê Maluquinho, O Menino Maluquinho, Flicts e O Menino Marrom.

Ziraldo é nascido em Carantiga, Zona da Mata de Minas. É cartunista, chargista, pintor, dramaturgo, caricaturista, escritor, cronista, desenhista, humorista, colunista e jornalista.

Fontes das informações: Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil e Ibby International Board on Books for Young People.  Agradecimento: muito obrigada professoras Ana Elisa Ribeiro e Marta Passos que ajudaram com dicas para a lista.