O Dia Mundial dos Oceanos é celebrado em 8 de junho para fazer um tributo aos oceanos e aos produtos que eles fornecem, como os frutos do mar.

Esse dia começou a ser comemorado durante a Eco-92, um evento muito importante sobre preservação ambiental, que ocorreu na cidade do Rio de Janeiro, em 1992.

O tema geral para 2017 é Nossos Oceanos, Nosso Futuro. O foco das ações é na conservação e no incentivo para reduzir a poluição pelo plástico.

Reprodução /

Reprodução

Reprodução

Reprodução

Mas como os plásticos vão parar nos oceanos?

Cerca de 8 milhões de toneladas de lixo plástico são lançadas nos oceanos anualmente, segundo cientistas. Além disso, é difícil calcular a quantidade total de plástico existente hoje nos oceanos – não apenas o material que é encontrado na superfície ou nas praias.

Isso porque grandes quantidades de resíduos podem estar escondidas no fundo dos oceanos ou em pedaços tão pequenos que são difíceis de identificar. Essas pequenas partículas de plástico são ingeridas por criaturas marinhas e resultando na morte de milhares de animais.

Por que salvar os oceanos?

Lançamento da campanha mundial da ONU "Mares Limpos" no AquaRio Rio de Janeiro - Em evento no AquaRio a ONU Meio Ambiente lança a campanha mundial "Mares Limpos", que durante cinco anos terá ações para conter a maré de plásticos que invade os oceanos (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Lançamento da campanha mundial da ONU “Mares Limpos” no AquaRio. Durante cinco anos, várias ações serão realizadas para conter a maré de plásticos que invade os oceanos (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Cuidar dos oceanos é uma tarefa para ser feita durante o ano todo. Não importa onde você mora – mesmo em Minas Gerais, onde não tem mar – há algo que você e sua família podem fazer para ajudar a espalhar a ideia sobre a importância do dia de hoje.

Reduzir o consumo de plástico, optar por bolsas reutilizáveis nas compras e enviar o plástico para reciclagem são algumas ideias.

WOD_GlowingCreatures_PortraitMaterial para colorir

Os Octonautas são personagens que vão ajudá-lo a celebrar o Dia Mundial dos Oceanos 2017.

Eles formam uma equipe de oito aventureiros que vivem em uma base submarina e passam por aventuras para explorar, resgatar e proteger animais oceânicos!

Clique aqui para saber mais sobre esta popular série de TV e livros para crianças (em inglês).

Clique aqui para baixar o material para colorir.