As plantas respiram?

Todo mundo sabe que, por meio da fotossíntese, a planta absorve gás carbônico e libera oxigênio. Mas planta respira? 

É comum as pessoas pensarem que as plantas suprem todas as suas necessidades através da absorção da água e que o gás carbônico absorvido na fotossíntese substitui totalmente o fenômeno da respiração. Mas não é bem assim que acontece.

Nem todas as partes de uma planta fazem fotossíntese, mas todas as partes da mesma planta respiram.

Diferença entre as plantas e os humanos

Foto: Chris Luczkow
Foto: Chris Luczkow

Para o ser humano, a ideia de respirar está aliada ao fato de possuirmos pulmões. É fácil perceber, é só encher o peito de ar e ver ele se mover, certo?

Com as plantas não é assim: a respiração se dá através de aberturas especiais existentes principalmente nas folhas. Mas não adianta procurar! A gente não consegue enxergar, por serem microscópicas.

A respiração das plantas é diferente da fotossíntese, embora os dois fenômenos mantenham a plantinha viva. Um produz alimento, o outro, a troca de gases com a atmosfera.

Se a planta ficar em um ambiente sem oxigênio, vai morrer.

Respirar não é só uma simples troca de gases. No caso da planta, a respiração é o que dá a ela energia.

Por onde as plantas respiram?

O processo de respiração acontece em todas as partes da estrutura da planta mas, principalmente, nas folhas, onde há maior quantidade de estômatos, que são capazes de realizar trocas de gases.

O curioso é que muita gente não acha que as plantas respiram no escuro, na ausência da luz, à noite, assim como nós, desde o dia em que nascemos!

A planta também pode realizar, pelos estômatos, além da respiração, um processo chamado de transpiração. Aí ela elimina a água na forma de vapor. Nos dias mais quentes, toda quantidade de água é resguardada, para a planta não ficar desidratada. Nesses dias, ela fecha os estômatos, como uma porta!

Atenção! Não confunda esse processo com o orvalho, que é quando o vapor de água presente no ar se condensa sobre a superfície da folha. Na transpiração, a água está sendo eliminada pela própria planta.

Reprodução Estudo Kids
Reprodução Estudo Kids

Quero estudar as plantas!

A área da ciência que estuda a respiração das plantas é a Fisiologia Vegetal. Você pode fazer um curso de Biologia na Faculdade e se especializar em áreas como a Botânica.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Via.

Sobre o(a) autor(a)

Verônica Soares

Verônica Soares

Jornalista e curiosa! Gosto de ler e estudar sobre comunicação, história e ciências.
frame3

Conteúdo Relacionado

Enable Notifications.    Ok No thanks