Abertas inscrições para Prêmio José Reis de Divulgação Científica

O Prêmio é concedido anualmente desde 1978 e o vencedor ganha R$ 20 mil em dinheiro e diploma


Publicado em 30/01/2020 às 23:43 | Por Minas Faz Ciência

Inscrições vão até 24/4

O Prêmio José Reis de Divulgação Científica está com inscrições abertas para sua edição 2020.

Promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o prêmio chega a sua 40ª edição com a categoria “Jornalista em Ciência e Tecnologia“. Podem concorrer jornalistas profissionais que atuem na difusão da Ciência, da Tecnologia e da Inovação nos meios de comunicação de massa.

As inscrições podem ser feitas até o dia 24 de Abril de 2020.

Para participar, o candidato deve preencher a ficha de inscrição e enviar junto com currículo atualizado da Plataforma Lattes e justificativa de sua contribuição à divulgação e popularização da ciência, além de trabalhos que comprovem sua atuação.

Mais informações estão disponíveis no regulamento do prêmio.

Popularizar a Ciência

Destinado a celebrar iniciativas que contribuem para tornar a Ciência, a Tecnologia e a Inovação conhecidas do público não especialista, o prêmio é concedido anualmente desde 1978.

O vencedor ganha R$ 20 mil em dinheiro e diploma, além de participar da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em julh, onde o agraciado ministrará conferência sobre o conjunto dos seus trabalhos. O escolhido será anunciado em maio, após reunião da Comissão Julgadora.

Informações completas, no regulamento do prêmio.

Mais sobre o Prêmio José Reis de Divulgação

O Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica é individual e é atribuído em um sistema de rodízio a uma das três categorias:

  1. Jornalista em Ciência e Tecnologia
  2. Instituição ou Veículo de Comunicação
  3. Pesquisador e Escritor

A premiação foi criada em homenagem ao médico, pesquisador, jornalista e educador José Reis.

A diversidade dos vencedores – entre os quais veículos de comunicação, instituições de pesquisa, equipes de programas de televisão, além de pesquisadores e seus trabalhos individuais – comprova a importância do Prêmio José Reis ao motivar a criação dos mais diferentes mecanismos de divulgação científica e tecnológica.

Para saber mais acesse  www.premiojosereis.cnpq.br ou envie uma mensagem para pjr@cnpq.br.

Tags

Artigos Relacionados