Especialistas internacionais em doenças infecciosas visitam Brumadinho

Cinco pesquisadores e professores de universidades e centros médicos norte-americanos querem ver de perto a área devastada pela lama da barragem que rompeu, no fim de janeiro, e as consequências para a saúde da população e para o ambiente.

Michael Maurer (University of Miami), Jessica Fairley (Emory University), Juan Leon (Emory University), Desiree Labeaud (Stanford University) e Aleksandyr Lavery (Kaiser Permanente) foram convidados para a comemoração dos 10 anos do programa de internacionalização da Faculdade da Saúde e Ecologia Humana – FASEH – e também participarão como conferencistas do II Simpósio Internacional de Saúde Global e Doenças Emergentes e Reemergentes.

Desiree Lebeaud explica que “doença emergente” é o surgimento ou a identificação de um novo problema de saúde ou um novo agente infeccioso como, por exemplo, a febre hemorrágica pelo vírus Ebola, a AIDS, a hepatite C. Já as “doenças reemergentes” indicam mudança no comportamento epidemiológico de doenças já conhecidas, que haviam sido controladas, mas que voltaram a representar ameaça à saúde humana, como o retorno da dengue, chikungunya e febre amarela no Brasil.

“Há muitas razões para a reemergência como o fato de estarmos em um mundo cada vez menor, mais urbano e concentrado. Também há mudanças nos habitats dos mosquitos, facilitando o crescimento e as infecções. Mudanças climáticas, inundações ajudam nesta proliferação”, explica a médica.

Quando acontecem tragédias como a de Brumadinho, capazes de promover mudanças no ecossistema, existe um desequilíbrio na convivência entre vetores e seus predadores e habitats, o que pode levar ao aumento das infeções. “Os acidentes também costumam obrigar o deslocamento de pessoas para áreas de convivência mais propícias à presença de agentes patogênicos com os quais não tinham contato”, explica Labeaud.

Outro tema em destaque é a chamada Saúde Global, uma nova disciplina que visa a melhoria da saúde das populações e a luta pela equidade na saúde em nível mundial. Em resumo, trata-se de um campo que combina investigação e intervenção e onde várias disciplinas atuam para descrever e analisar os determinantes da saúde e a distribuição das doenças, como demografia, epidemiologia médica, políticas de saúde pública, medicina clínica, economia da saúde e antropologia médica.

“Pode ser o caso de doenças que surgem no Brasil e se espalham para outros lugares por causa do deslocamento de pessoas ou as doenças de outros países que vêm para o Brasil”, explica Dr. Juan Leon. “O que importa são as fronteiras transnacionais e a multi/indisciplinaridade para combinar os campos do conhecimento para que haja equidade no acesso às questões relacionadas à saúde.”

O Simpósio de Saúde Global começou ontem e termina amanhã, com participação do presidente da mantenedora da FASEH, fundador e presidente do Hospital de Olhos, Dr. Ricardo Guimarães, e do diretor do Núcleo de Internacionalização da FASEH, professor Dr. José Antônio Ferreira.

O evento também pode ser acompanhado online, de 18h30 às 22h30.

PROGRAMAÇÃO PARA OS PRÓXIMOS DOIS DIAS

QUARTA- FEIRA/ WEDNESDAY (13/3)

19:30- Mesa redonda/ Round table:

Arboviroses: Epidemiologia, prevenção e controle

Arbovirus: Epidemiology, Prevention and Control

Palestrante/ Speaker: Dra. Desiree LaBeaud- Stanford University

Tema/ Theme: Condutores incontroláveis (ou Grandes propagadores) das arboviruses: lixo e violência! /Unmeasured drivers of arboviral disease: violence and trash!

Palestrante/ Speaker: Dr. Michael Maurer- University of Miami

Tema / Theme: A imunidade adquirida após a infecção pelo Zika virus pode proteger contra a Dengue? / Does immunity after Zika virus infection cross-protect against dengue?

20:45- Palestra/ Lecture: 

Desafios da Educação e da globalização na saúde pública

Challenges of Education and Globalization in Public Health

Palestrante/ Speaker: Dr. Juan Leon- Emory University

Tema/ Theme: Tornando-se um Cidadão Global: Aprendizagem Transformativa Através de Experiências de Saúde Global / On Becoming a Global Citizen: Transformative Learning Through Global Health Experiences.

21:30- Palestra/ Lecture:

Palestrante/ Speaker: Dr. Aleksandyr Lavery- Kaiser Permanente

Tema/ theme: Neurocirurgia global: Necessidade não Atendida / Global Neurosurgery: The Unmet Need

22:00: Encerramento / Closure

 

QUINTA- FEIRA/ THURSDAY (14/3)

19:30- Palestra / Lecture:

Cobertura universal de saúde em pediatria: conceito, progresso e desafios

Universal health coverage in pediatrics: concept, progress, and challenges.

Palestrante / Speaker: Dr. Michael Maurer- University of Miami

20:15- Mesa redonda/ Round table:

Desafios das doenças emergentes e reemergentes

The challenge of emerging and re-emerging diseases

Palestrante/ Speaker: Dra. Jessica Fairley- Emory University

Tema/ Theme: Variações espaciais e temporais na transmissão local da hanseníase em Minas Gerais, Brasil / Spatial and temporal variations in local transmission of Hansen´s disease in Minas Gerais, Brazil.

21:30- Palestra encerramento/ Closing section:

Palestrante/ Speaker: Dra. Jessica Fairley- Emory University

Tema/ Theme: mentoria e Ética na Saúde Global: promovendo a integridade científica e a conduta responsável da pesquisa / Mentorship and Ethics in Global Health: Fostering Scientific Integrity and Responsible Conduct of Research.

22:00- Encerrramento / Closure

Compartilhe nas redes sociais
0Shares
Tags: , ,