O que une papel, crianças e o sistema solar? O projeto “Animando o ano da luz: o design apresenta a Astronomia para crianças”, surgido em 2016 da parceria entre o grupo de pesquisa em Design e Representações Sociais da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e o grupo de Astronomia que administra o Observatório Astronômico Frei Rosário (Oafro), pertencente à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Por interesses mútuos em criar peças para divulgação científica do Oafro e inspirados pela celebração do Ano Internacional da Luz, em 2015, os professores Renato Las Casas (UFMG) e Rita A. da Conceição Ribeiro (UEMG), coordenadora da pesquisa, idealizaram produtos em várias plataformas para serem usados pelo público infanto-juvenil.

Paper Toys - foto William Araujo

Paper Toys – foto William Araujo

Músicas, paper toys dos planetas, satélites e astros da galáxia (veja como baixar no fim da matéria) e animações em 2D foram os resultados da criatividade dos integrantes do projeto. De acordo com a pesquisadora Rita, durante a mostra Inova Minas, em 2017, a procura pelos brinquedos de papel foi imensa e fez 3 mil peças desaparecerem rapidamente do evento, inclusive, nas mãos de adultos – público não pretendido pelo projeto.

Atualmente, o grupo de pesquisa conta com vários outros colaboradores, como o professor Délcio Almeida, doutorando em Design pela UEMG, e Anderson A. Horta, pós-doutor em Design pela mesma instituição.

Luz, som e ação

Segundo Rita A. da Conceição Ribeiro, também mestre em Comunicação Social pela UFMG, impulsionados pela repercussão dos brinquedos, o grupo de pesquisa decidiu expandir a ideia para outras mídias; compuseram, então, músicas que ajudam na construção de identidades para cada corpo celeste e na absorção do público-alvo.

“A Diva Lua é uma cantora de jazz, o Sol Superstar é um cantor de hip-hop, Marte é um cantor sertanejo. E nós estamos conseguindo essa parceria com cantores profissionais, que estão aderindo à causa”, diz a pesquisadora.

O próximo passo do projeto é gravar curtas-metragens de animação 2D para contar a história de cada astro, além de desenvolver uma revista em quadrinhos.

Baixe os Paper Toys aqui (link na descrição do vídeo).