Muitas são as possibilidades de escrita da História. Dentre as inúmeras alternativas, a pesquisadora Mary Del Priore, ex-professora da Universidade de São Paulo (USP) e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio), optou por construir narrativas baseadas na “simplicidade da vida cotidiana” brasileira.

Desse modo, lançou-se ao desafio de buscar explicações plausíveis a algumas das características seminais do Brasil como nação. Primeiro volume de uma série que pretende descortinar os mais de 500 anos do País, Histórias da gente brasileira – Colônia “joga luz sobre os anônimos que deram forma” à pátria.

Dividido em três partes, o livro investiga as temáticas “Terra e trabalho”, “O supérfluo e o ordinário: casa, comida e roupa lavada” e “Ritmos da vida: nascimento, adolescência, uniões, doença e morte”.

A obra é capaz de transportar o leitor a um universo essencialmente particular de desejos, tensões, conflitos, medos, esperanças, autoritarismos e diálogos.

“Histórias da gente brasileira” conta, ainda, com ótimo glossário de termos, caríssimos à compreensão de objetos, ofícios, povos etc. O próximo volume da série abordará o Brasil Império.

Leia um trecho:

“Descobrir a grande história das pequenas coisas é também uma forma de olhar. Nesse olhar está contida a arte de viver, mas também de ver. De ver de perto. Pois atrás dos objetos está contida uma história outra. Aquela da mão dos homens, atarefada em extrair da natureza objetos de metal, madeira, vidro. E essa história é também a da destruição de florestas, rios e carreiras de pedras para a confecção de instrumentos de exploração. Os vários artefatos usados nos ofícios responsáveis pela mineração do ouro e diamantes, pela criação de muares e bovinos, pela plantation de cana e ouros produtos agrícolas estiveram associados a vários momentos de nossas transformações econômicas e de nosso empobrecimento ecológico”.

Ficha técnica:

Livro: Histórias da gente brasileira – Colônia (Volume 1)
Autor: Mary Del Priore
Editora: Leya
Páginas: 432
Ano: 2016