O FameLab é a maior competição mundial de divulgação científica. O Oscar da divulgação científica é realizado em mais de 30 países e reúne jovens pesquisadores com um objetivo:

Despertar o entusiasmo do grande público pela ciência!

Em 2018, ele é realizado pela terceira vez no Brasil, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o CNPq, a Confap, a Fapesp e o Museu do Amanhã.

A grande final da edição brasileira é nesta sexta-feira, 27 de abril, e conta com a participação de Vanessa de Oliveira Fagundes dentre os jurados. Vanessa é Assessora de Comunicação da FAPEMIG e coordenadora do projeto Minas Faz Ciência.

Conheça os finalistas!

Mais de 100 jovens cientistas se inscreveram e 30 passaram à semifinal, mas apenas 10 chegaram à final.

As apresentações sobre os mais surpreendentes conceitos científicos foram julgadas com base nos 3 C’s: carisma, conteúdo e clareza.

Os competidores que irão disputar a grande final a partir das 18h, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, são:

– Guilherme Defante Telles
– Raquel Caserta Salviatto
– Raimundo da Silva Soares Junior
– Priscilla Andressa de Sousa Silva
– Laura Marise de Freitas
– João Victor Cabral Costa
– Breno Souza Salgado
– Flávia Rachel Moreira Lamarão
– Leonardo Parreira Silva Nascimento
– Taris Maria Macedo de Santana
– Danilo Micali Pereira

Foto dos semifinalistas. Reprodução Facebook British Council

Quem você acha que vai levar o grande prêmio?

Hoje à noite, os participantes vão se apresentar ao vivo para um comitê avaliador, composto por cientistas, jornalistas, escritores e personalidades públicas.

Os finalistas terão apenas 3 minutos para encantar a plateia e os jurados explicando um tema científico de forma simples, clara e precisa, sem usar nenhum tipo de recurso eletrônico durante a apresentação.

O grande vencedor ganhará uma viagem para representar o Brasil no FameLab Internacional, que acontece em junho na cidade de Cheltenham, na Inglaterra.

O evento terá a apresentação de Iberê Thenório e Mari Fulfaro, do Manual do Mundo – o maior canal de ciência e tecnologia do YouTube no Brasil.

Clique aqui e confira a programação.

Quer saber mais sobre o perfil de cada um dos finalistas? Acesse: http://bit.do/FameLab-Finalistas.