Uma tese de doutorado escrita na década de 1960 passou a ficar disponível online a partir desta semana. O evento deixa de ser corriqueiro quando o autor é Stephen Hawking, uma das maiores mentes da ciência do século XX.

A tese de Stephen Hawking é intitulada “Propriedades de universos em expansão”. O arquivo está disponível gratuitamente no repositório de acesso aberto da Universidade de Cambridge, Apollo.

Um dos arquivos mais solicitados

“Qualquer um, em qualquer lugar do mundo, deve ter acesso livre e sem obstáculos a não apenas minha pesquisa, mas à pesquisa de todas as grandes e inquisitivas idéias no espectro da compreensão humana”, Stephen Hawking.

A Universidade de Crambridge contou, em sua página, que a tese de doutorado defendida em 1966 pelo cientista é o item mais solicitado na plataforma Apollo, atraindo centenas de visualizações por mês.

A Universidade já vinha recebendo pedidos de leitores que desejavam baixar o documento na íntegra. A decisão por disponibilizá-lo neste mês de outubro foi tomada em função das atividades da Open Access Week 2017.

O arquivo em alta resolução também está disponível no site da Biblioteca Digital de Cambridge.

Clique aqui para baixar a tese.

Stephen Haking com cópia da obra de Newton

Hawking com a cópia da obra de Newton “Principia Mathematica”. Foto de Graham Copekoga / Reprodução Universidade de Cambridge

Sobre a decisão, o professor Hawking disse: “Ao disponibilizar minha tese de doutorado em acesso aberto, espero inspirar as pessoas ao redor do mundo a procurarem as estrelas e não olhar para seus pés; a perguntarem sobre o nosso lugar no universo e tentar fazer sentido do cosmos”.

Ele também destacou o caminho percorrido por muitos antes dele:

“Cada geração está nos ombros daqueles que os antecederam, assim como eu fiz quando era um jovem estudante de doutorado em Cambridge, inspirado no trabalho de Isaac Newton, James Clerk Maxwell e Albert Einstein.

É maravilhoso ouvir quantas pessoas já mostraram interesse em baixar minha tese – espero que não fiquem desapontados agora que finalmente têm acesso a ela!”

Leia mais sobre acesso aberto na Minas Faz Ciência:

Como os repositórios digitais podem contribuir para a democratização da ciência?

Centenas de acessos

A procura pela tese de Stephen Hawking chegou a derrubar o site da Universidade de Cambridge por alguns momentos, de acordo com o portal UOL.

O arquivo tem anotações manuscritas feitas pelo pesquisador. Mesmo que você não seja cientista, este é um precioso exemplar para apaixonados pela ciência.

Hawking publicou a autobiografia “Minha breve história“, em que narra sua trajetória com comentários sobre o misterioso relacionamento entre o homem e o universo.

Leia a resenha de Maurício Guilherme Silva Jr. sobre “Minha Breve História” na coluna Ciência na Estante.

Com informações da Universidade de Cambridge.