Na próxima semana, parte da equipe da Minas Faz Ciência desembarga em Buenos Aires, Argentina, para participar do Congresso RedPop. O evento, realizado pela Rede de Popularização da Ciência & Tecnologia na América Latina e Caribe, contará com conferencistas de referência no campo, como Maria dos Anjos “Chiqui” González, Andrea Bandelli, Paola Rodari e Eduardo Sáenz de Cabezon.

Esta é a 15ª edição do Congresso, que será no Centro Cultural de la Ciencia – C3. Com o tema “Conexões – novas formas de popularização da ciência“, o RedPop busca debater as pontes, parcerias e intercâmbios que a ciência e a tecnologia estão explorando para se popularizar.

Haverá discussões sobre ciência cidadã, popularização da ciência nas escolas e as relações entre ciência, artes e tecnologia. Jornalismo científico, museus, exposições e materiais educativos para a formação de divulgadores também estão nos eixos temáticos.

Artes, música, comida e ciência na América Latina

O evento propõe conferências com formatos inovadores, além de diálogos entre cientistas, artistas e representantes de diferentes campos da cultura. Também haverá oficinas para testar e explorar conexões culturaisshows e itinerários criativos pela cidade de Buenos Aires.

Na terça-feira, 22, Gerardo Hochman fala de aspectos da obra de Leonardo da Vinci em um show de acrobacias, teatro, dança, cinema e música.

Na quarta-feira, 23, cientistas do Uruguai, Colômbia e Argentina discutem a ciência regional em seções de stand-up comedy.

Na quinta-feira, 24, a atriz e soprano Belén Pasqualini apresenta uma biografia científica musical para ressignificar a história de sua avó, Christiane Dosne Pasqualini, figura central na investigação de leucemia na Argentina.

Minas Faz Ciência

A equipe da Minas Faz Ciência apresenta três trabalhos no Congresso RedPop. A coordenadora do projeto, Vanessa Fagundes, apresenta estudo sobre Museus e espaços de ciência em Minas Gerais – Acesso, visitação e caminhos para a divulgação da ciência. O trabalho foi feito em coautoria com Yurij Castelfranchi, Elaine Vilela, Ildeu de Castro Moreira, Luisa Massarani e Solange Simões.

Vanessa também faz parte das discussões sobre O desafio de escrever sobre ciência para o público infantil: a experiência de produzir a Revista e o Blog Minas Faz Ciência para Crianças. A apresentação será do editor da Minas Faz Ciência, Maurício Guilhereme Silva Jr., em coautoria com Roberta Gabriela Nunes e Vivian Teixeira.

A jornalista Verônica Soares da Costa apresenta trabalho inspirado em suas pesquisas de doutoramento na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O tema é Aproximações entre ciência, ficção e divulgação científica transmídia em canais do YouTube, propondo diálogos entre o filme Perdido em Marte e o canal Nerdologia.

Serviço:

XV Congresso da RedPop

Quando? 21 a 25 de agosto de 2017

Onde? Centro Cultural de la Ciencia – C3

Mais informações: www.redpop2017.com.