Nos próximos dias, Belo Horizonte recebe o 5º Salão Nacional de Divulgação Científica, evento promovido pela Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG). Este ano, o tema do salão é “Impactos da ciência na sociedade“.

O objetivo do evento é promover a divulgação científica, a cultura nacional e a integração entre estudantes, professores, pesquisadores e comunidade. O Salão vai de 16 a 22 de julho, durante a 69ª Reunião Anual da SBPC. As atividades que serão realizadas durante o evento buscam aproximar a produção de conhecimento acadêmico da realidade social brasileira.

Impactos na sociedade

O tema central do 5º Salão visa contribuir para a análise do papel da ciência e suas contribuições para a transformação da sociedade nos seus mais diversos contextos. Na Academia, quando se fala em impacto, em geral refere-se às publicações científicas, o que reduz a dimensão do papel da ciência em impactar a vida das pessoas.

Ao propor um tema como esse, a ANPG pretende ouvir a comunidade científica e os órgãos governamentais sobre a possibilidade de colocar o impacto da ciência na sociedade no centro da pauta e fomentar uma ciência mais humana, com a relação entre a pesquisa e a realidade social, econômica e política.

Dentre as atividades previstas, estão:

  • Conferências temáticas;
  • Debates;
  • Mostra Científica do 5º Salão.

Saiba mais no site do evento: www.salaonacional.org.br.

Sobre a ANPG:

A Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG) é a entidade representativa dos pós-graduandos brasileiros. É a representação nacional de uma rede de Associações de Pós-Graduandos que estão espalhadas pelo território nacional.