É comum que as reuniões acadêmicas girem em torno de textos clássicos ou conceitos da divulgação científica. Na primeira reunião do ano, falamos sobre a pós-verdade, por exemplo. Mas, na tarde de ontem, a turma se reuniu para falar de uma questão bem prática: SEO para jornalistas.

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, termos em inglês que se referem à otimização de sites. O objetivo é aumentar os acessos por meio de um conjunto de técnicas e estratégias que permitem que um site melhore seu posicionamento nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca, como o Google.

Destacar-se em meio a um oceano de dados e informações é realmente um desafio para a comunicação feita em ambientes digitais on-line. Para jornalistas, entender como funciona esse processo é importante, pois queremos que nossos textos sejam encontrados e lidos.

Quem comandou a discussão foi a professora, pesquisadora e jornalista Luana Cruz, que também escreve aqui no site. Ela alertou que “não precisamos ser escravos das ferramentas e dos padrões de textos no ambiente on-line, mas fazer uso moderado desses modelos, considerando nosso estilo de escrita, mas buscando melhorar a visibilidade”.

Confira o depoimento de Luana em vídeo:

O que são as reuniões acadêmicas?

Mensalmente, a equipe de jornalistas do Minas Faz Ciência se reúne para uma reunião acadêmica. O objetivo é compartilhar conhecimentos sobre divulgação da ciência, sempre pensando em oferecer o melhor conteúdo para você, leitor.

Acompanhe o Diário de Bordo e participe dos bastidores do projeto Minas Faz Ciência! 😉