Doutor em Comunicação Social pela USP e colaborador do jornal O Estado de S. Paulo, onde escreve sobre tecnologia, o jornalista Renato Cruz constrói importante panorama das iniciativas de inovação na chamada “era do conhecimento”.

O cenário delineado pelo autor diz respeito à nova configuração do relacionamento entre empresas, instituições geradoras de inovação, consumidores de bens e serviços – e, por meio da análise de uma série de exemplos, aproxima o leitor de iniciativas categoricamente reais.

Na obra, também são abordadas temáticas seminais ao desenvolvimento dos projetos de inovação, da natureza da elite responsável por elaborar novos produtos e serviços às noções em torno de empreendedorismo e investimentos.

Por fim, para além da abordagem de desafios e oportunidades dos projetos inovadores, há espaço privilegiado para o debate sobre o que Renato Cruz chama de “alavancas tecnológicas”.

Sobre o desafio da inovação

Leia um trecho:

“Os instrumentos de incentivo à inovação ainda são para poucos. Num universo de 30 mil empresas brasileiras que se declaram inovadoras e de 6 mil que realizam atividades de P&D, conforme apontou o Iedi, somente oitocentas empresas eram beneficiárias da Lei de Informática e da Lei do Bem. Um dos problemas é que os incentivos tributários se destinam a companhias no regime de lucro real, quando a maioria das empresas brasileiras está no regime de lucro presumido ou no Simples.”

Ficha técnica:

Livro: O desafio da inovação – A revolução do conhecimento nas empresas brasileiras

Autores: Renato Cruz

Editora: Senac

Páginas: 237

Ano: 2011