“Um mineiro estava sentado em frente a televisão sossegado, quando passa um compadre na janela e pergunta:
– Firme cumpade?
E o outro responde :
– Não, é novela mermo!!!”

Você possivelmente já escutou essa piada, mas já parou para pensar o quanto de ciência tem nessas histórias jocosas? Em um primeiro momento, é praticamente impossível pensar que uma piada contada em mesa de bar pode carregar muita história e ciência, porém os estudos da linguagem mostram o contrário.

Na piada contada acima, o humor gira em torno do sotaque mineiro, mas especificamente da palavra “firme”, a qual, quando posta na situação descrita pela piada, é interpretada como a palavra “filme”. A velarização do “L”, embora seja vista por muitos como uma sonoridade estética inadequada, é algo que aparece na língua portuguesa do Brasil desde a chegada dos portugueses.

A professora do programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da UFMG Maria do Carmo Viegas explica que no português de Portugal era comum que a letra “L”, em determinadas palavras, ganhassem o som de “R”, como é o caso da palavra “algum”, que vira “arrgum”, e o “filme” que vira “firrme”. Mas isso não é motivo para que o sotaque seja estigmatizado e seja visto como uma maneira de falar mais pobre.

A origem do sotaque mineiro foi um dos temas do Pint Of Science 2017, em Belo Horizonte. Na segunda-feira (16), no Café com Letras, do Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), as professoras Sueli Maria Coelho e Maria do Carmo Viegas falaram também das variações de sotaque existentes no território mineiro, e como surgiu cada um deles.

Durante o evento, uma pergunta intrigante para muitos mineiros acabou sendo feita por um participante: de onde vem o termo “uai”? As professoras explicaram que há duas origens possíveis para expressão: a primeira, é que o termo mineiro é uma derivação do termo “uá” muito utilizado entre os portugueses; um outro caminho possível é a derivação do termo em inglês “why” (por que), uma vez que notou-se um aumento do uso do “uai” entre os falantes brasileiros após a chegada de imigrantes ingleses.

Ficou interessado? O Pint Of Science 2017 acontece até o dia 17/05 em diversos bares da capital. Acesse a programação completa do evento em http://pintofscience.com.br