Um grupo de alunos e professores da Universidade Federal de Ouro Preto acaba de atingir a meta de um projeto de crowdsourcing para impressão de uma revista em quadrinhos sobre a história da ciência.

Por meio do Laboratório de Engenharia e Desenvolvimento de Sistemas (LEDS), a equipe investiu nesta forma de narrativa como caminho para  despertar o interesse de crianças, jovens e adultos pela ciência.

O projeto teve início em 2013, como parte de um kit de experiências de física utilizado por alunos de Ensino Médio da rede pública da cidade de João Monlevade. As histórias eram publicadas online e os alunos respondiam um pequeno questionário sobre elas.

Diante do sucesso da proposta, resolveram partir para a impressão do conteúdo, já que nem todos os alunos do ensino público possuem acesso regular às tecnologias digitais.

A campanha para arrecadar os recursos necessários se deu através da plataforma de crowdsourcing Catarse. Após dois meses, a primeira meta foi atingida: R$ 13.600,00, a partir das doações de 216 pessoas.

Com este valor, serão impressos 500 exemplares, com capa em couche fosco, miolo em couche brilhante de 115g, 90 páginas, algumas coloridas.

Mas a campanha ainda não acabou: se conseguirem 15 mil reais, irão imprimir outros cem exemplares. E, com 20 mil, chegarão às mil cópias distribuídas gratuitamente às escolas públicas.

A equipe do projeto História da Ciência em Quadrinhos é atualmente formada por Breno Barbosa (ilustrador), Camila Araújo (Kamila Zöldyek, ilustradora), Josiane Ferreira (ilustradora), Larissa Perdigão (roteirista), Sávio Corrêa (coordenador) e Tiago Lima (orientador), da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). O Roteiro do volume Astronomia e Mecânica Clássica foi escrito por Tiago Firmo e ilustrado pela Camila.

Para saber mais sobre o projeto e colaborar, acesse http://catarse.me/hqciencia