livros

 

Solicitamos ao professor e escritor Leo Cunha uma lista de livros infanto-juvenis, seus e de outros autores brasileiros, que dialogassem com a ciência e os processos de experimentacāo.

Aí está o resultado.

1.O dilema do bicho-pau (Angelo Machado, ilustração de Raquel Lourenço, editora Nova Fronteira)

Livros (7)

2. O livro do pé (Angelo Machado, ilustração de Flávio Fargas, editora Lê)

O texto fala sobre vários animais e suas patas, cada uma de um formato e cada uma com uma função (estabilidade, proteção, velocidade, natação etc)

3. Vira-lata (Leo Cunha e Luiz Magalhães, ilustração de Jean Claude Alphen, editora FTD

Livros (9).png

4. As fantásticas aventuras da Vovó Moderna (Leo Cunha e Marta lagarta, ilustração de Laurent Cardon, ed. Cia das Letrinhas)

O livro conta duas aventuras envolvendo idosos muito curiosos e divertidos. Numa delas, os personagens tentam criar uma máquina para aspirar nuvens. Ao final do livro, um mini-glossário divertido fala sobre os tipos de nuvens e de ventos.

5. Rosalina, a pesquisadora de homens (Bia Hetzel, ilustração de Graça Lima, editora Brinque Book)

Livros (10)

6. O poço do Visconde (Monteiro Lobato, ed. Brasiliense)

Neste livro, a narrativa divertida e envolvente de Lobato tem toda uma contextualização científica, relacionada à geografia e geologia, além também de elementos de história e filosofia.

7. O homem que calculava (Malba Tahan, editora Record)

Embora não seja propriamente um livro infanto-juvenil, faz muito sucesso com os jovens, há anos, com suas histórias que passam pelo universo da matemática, lógica, probabilidades.

8. Abecedário Poético de Frutas (Roseana Murray, ilustrações de Cláudia Simões, editora Rovelle)

Livros (2)

9. O gênio do crime (João Carlos Marinho, editora Global)

Este clássico da literatura infantil brasileira – assim os outros que o sucederam na série da “Turma do Gordo”  – tem boa parte de suas aventuras relacionadas a tecnologia e à ciência.

10. O caçador de Yetis (Luís Giffoni, ilustração de João Lin, editora Dimensão)

O escritor Luís Giffoni, apaixonado pelas ciências, escreve uma aventura que é ao mesmo tempo uma história de mistério, mas também um processo de investigação científica, passado no Nepal.

Acesse o álbum com as imagens no Facebook do Minas Faz Ciência.