Retrospectiva: relembre os mais lidos de 2015

2015 foi um ano de muitas conquistas para o projeto Minas Faz Ciência!

Só aqui no blog, tivemos mais do que o dobro de acessos e visitantes de todos os anos anteriores. Além disso, a tiragem da revista Minas Faz Ciência aumentou para 25 mil exemplares, distribuídos gratuitamente (para solicitar, escreva para revista@fapemig.br).

Publicamos a edição especial para crianças e ainda inovamos na produção de podcasts Ondas da Ciência, que passaram a integrar a programação de rádios públicas, educativas e universitárias.

As reportagens em vídeo para o Ciência no Ar também trouxeram novidades com a cobertura de eventos como a reunião anual da SBPC e o Inova Minas. Há muito o que comemorar!

Para o último dia do ano, destacamos os 5 posts mais acessados de 2015. Confira abaixo e deixe uma opinião nos comentários: qual é seu assunto favorito do ano?

  1. Como fazer carreira na ilustração científica? Post com mais de 1800 visualizações, conta com entrevista da ilustradora Rosa Alves e seu colega de profissão, Marco Anacleto, ambos do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG.

  2. Amarelão de Jeca Tatu. Um post de 2012 que está sempre entre os mais lidos do Blog. Em 2015, teve mais de 1700 visualizações. Vale a pena relembrar esse podcast Ondas da Ciência.

  3. Aleijadinho e a arquitetura brasileira. Texto de 2014 sobre o bicentenário da morte de Antônio Francisco Lisboa. Mais de 1400 visualizações, só em 2015.

  4. Sobre a arte de ilustrar a ciência. Mais um texto sobre ilustração científica entre os mais acessados, comprovando o quanto o tema fez sucesso aqui no blog.  Foram mais de 1200 visualizações!

  5. Tesouros do Rio Doce. A recente tragédia da barragem da Samarco levou a pesquisa do professor Daniel Cardoso de Carvalho a estar entre os 5 textos mais lidos do ano. Mais de 900 visualizações, em menos de um mês no ar.

A equipe Minas Faz Ciência agradece a todos que nos acompanham por aqui e em nossos perfis em redes sociais (Facebook e Twitter) e esperamos continuar contando com vocês em 2016, para espalhar o conhecimento científico cada vez mais longe!

BOAS FESTAS

A sala de concertos em Sydney, Opera House tem lugar para 2.700 pessoas. Este blog foi visto por cerca de 44.000 vezes em 2015. Se fosse um show na Opera House, levaria cerca de 16 shows lotados para que muitas pessoas pudessem vê-lo.

Clique aqui para ver o relatório completo do Blog.

Compartilhe nas redes sociais
0Shares
Tags: ,

Verônica Soares

Jornalista, Mestre em História, Política e Bens Culturais, com Doutorado em Comunicação Social sobre textualidades midiáticas da divulgação científica em ambientes digitais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *