Captura de Tela 2015-11-30 às 23.56.03

Nos dias 10 e 11 de dezembro, acontecerá, na UFMG, o I Workshop de Nanobiotecnologia. Com o tema “Biofuncionalização de Nanomateriais”, o evento pretende apresentar o que de mais inovador vem sendo produzido nesta área à comunidade acadêmica (especialmente estudantes de graduação e pós-graduação das áreas de ciências exatas e biomédicas), bem como àquelas pessoas que, no mercado, atuam nesse campo.

O workshop, que ocorrerá no Instituto de Ciências Exatas (Icex) da UFMG, é organizado pelo Grupo de Pesquisa em Nanobiomedicina (Nanobiomedical Research Group – NBMrg), coordenado pelo professor Luiz Orlando Ladeira, do Departamento de Física da mesma universidade. Criado em 2014, o grupo surgiu da percepção de que era necessário integrar as diversas linhas de pesquisa aplicadas à área biomédica, dentro do Laboratório de Nanomaterias do Departamento de Física.

Sobre o evento, Alice Freitas Versiani, pesquisadora e integrante do NBMrg, conta que uma das expectativas é ampliar a colaboração científica, tendo em vista a natureza interdisciplinar das pesquisas na área. Dividido em dois momentos, o workshop trabalhará tanto aspectos teóricos quanto práticos.

“No primeiro dia, estão programadas atividades teóricas, onde serão discutidas, de forma mais aprofundada, questões como a das nanopartículas e suas propriedades ópticas – os biossensores – e como elas podem ser alternativas para diagnóstico de doenças diversas. Já no segundo dia, teremos atividades mais práticas, onde 20 alunos de graduação e pós terão a oportunidade de acompanhar os processos de biofuncionalização de nanopartículas”, explica Alice.

Segundo os organizadores, a parte prática tem o intuito de não somente apresentar os procedimentos, mas também encorajar outros pesquisadores a realizar esse tipo de pesquisa. De acordo com Alice, a partir de equipamentos já presentes nos laboratórios e de pequenas alterações – não de estrutura física, mas de reagentes e adequações em relação a contaminações, por exemplo – é possível realizar técnicas de síntese e funcionalização de nanopartículas.

Como suporte à realização dos estudos, a pesquisadora cita o Centro do Microscopia da UFMG. “Um espaço multiusuário e interdisciplinar, onde é possível observar esses nanomateriais, através de equipamentos de ponta”, destaca Alice.

As inscrições para o I Workshop de Nanobiotecnologia vão até o dia até 7 de dezembro e devem ser feitas no site da Fundep. Inscreva-se!