O que faz o mestre Yoda em um manuscrito medieval?

Deu o que falar na semana passada um post do blog de Manuscritos Medievais, da Biblioteca Britânica, sobre o lançamento de um livro de Monstros Medievais, previsto para maio!

Produzido pelo historiador Daniem Kempf e pela pesquisadora de história da arte Maria L. Gilbert, “Medieval Monsters” explora figuras fantásticas, grotescas e exuberantes da Idade Média, encontradas em manuscritos. Entre dragões, demônios e outras criaturas um “Mestre Yoda” foi encontrado nas iluminuras de um livro de decretos do Papa Gregório IX.

yoda_manuscritos

É claro que, apesar da incrível semelhança, não se trata exatamente do mestre Jedi de Guerra nas Estrelas. Veja o que o autor do post disse sobre a repercussão da imagem, à NPR:

“Adoraria dizer que que é realmente Yoda, ou que foi desenhado por um viajante do tempo medieval, mas é uma ilustração da história bíblica de Sansão – o artista tinha claramente uma imaginação vívida”, explicou Julian Harrison.

Confira outras imagens do livro (clique para ampliar):

Leia mais no blog da Biblioteca Britânica.

Compartilhe nas redes sociais
0Shares

Verônica Soares

Jornalista, Mestre em História, Política e Bens Culturais, com Doutorado em Comunicação Social sobre textualidades midiáticas da divulgação científica em ambientes digitais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *