“As universidades e o regime militar” entre os melhores livros de 2014

O livro As universidades e o regime militar, do professor Rodrigo Patto Sá Motta, do Departamento de História da UFMG, foi incluído pelo jornal O Globo, do Rio de Janeiro, em sua lista das cinco Arte-Universidades_RM02.inddmelhores obras de não ficção lançadas em 2014.

Publicado pela editora Zahar, com financiamento da Fapemig, o livro analisa o processo que o autor denomina de “modernização autoritária”. De um lado, o regime perseguiu, torturou e interrompeu carreiras de professores e estudantes e, de outro, favoreceu a qualificação de quadros técnicos e impulsionou a pesquisa nas universidades brasileiras.

A lista dos melhores livros de não ficção do jornal carioca é completada por Conversas – Graciliano Ramos, organizado por Ieda Lebensztayn e Thiago Mio Salla, Luís Carlos Prestes – um revolucionário entre dois mundos, de Daniel Aarão Reis, O ódio à democracia, de Jacques Rancière, e O capital no século XXI, a celebrada obra de Thomas Piketty.

Para ler mais sobre a obra de Motta, clique aqui.

Com informações da UFMG.
Compartilhe nas redes sociais
0Shares
Tags: , , , , , , , ,

Verônica Soares

Jornalista, Mestre em História, Política e Bens Culturais, com Doutorado em Comunicação Social sobre textualidades midiáticas da divulgação científica em ambientes digitais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *