Mais uma dica de concurso de imagens da Ciência brasileira! Dessa vez é a ArtBio 2014 – 1ª Mostra de Arte Científica Brasileira:

Anualmente, pesquisadores brasileiros produzem fascinantes imagens que raramente são contempladas fora dos seus ambientes de produção. Esses documentos técnicos de grande importância para o desenvolvimento da ciência podem ser considerados autênticas expressões artísticas contemporâneas com poder de criar imediata conexão entre cientistas e sociedade. Compartilhar o valor estético e educativo dessas obras é reconhecer a importância dos trabalhos em curso nos laboratórios do Brasil, potencializar o debate científico e instigar novos talentos.

artbio

Os principais objetivos da premiação são:

  • Democratizar a ciência e torná-la mais acessível ao grande público.
  • Estimular a produção de conhecimento e o diálogo entre a comunidade científica e a sociedade.
  • Apresentar uma nova perspectiva artística com recursos estéticos e informativos atraentes para compartilhar conhecimentos.
  • Promover e divulgar os trabalhos de emergentes e consagrados pesquisadores.
  • Promover as relações entre as diferentes disciplinas científicas e seus respectivos métodos cognitivos, realizando uma abordagem que estimule a interação entre pesquisadores, educadores e estudantes.
  • Despertar o interesse dos meios de comunicação em fazer da ciência um de seus temas centrais, bem como os responsáveis pelas políticas públicas relacionadas à pesquisa científica nacional.

São aceitas imagens fotográficas, micrográficas, imagens de sensores, instrumentos ópticos, eletromagnéticos e eletrônicos, microscópios, telescópios, satélites, raio x, ultrassom, ressonância magnética e instrumentos similares, produzidas por pesquisadores das mais variadas disciplinas científicas. As imagens serão selecionadas por um júri especializado com base nos critérios de originalidade, conteúdo de informação, proficiência técnica e impacto visual.

 Serão aceitos trabalhos de pesquisadores brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil, estudantes de graduação, pós-graduação, docentes, titulares, contratados ou estagiários de laboratórios ou centros de pesquisas de empresas e instituições públicas ou privadas.

 O tema é livre e qualquer tipo de técnica é aceitável. Cada participante poderá inscrever até 5 (cinco) imagens visualmente atraentes e originais. Os arquivos digitais deverão ser enviados nas extensões TIFF, JPG ou BMP com até 10MB. Pequenos ajustes realizados no computador são aceitáveis, desde que a manipulação não altere as informações específicas e originais da imagem.

 Todo material deverá possuir um título e uma legenda de no máximo 100 palavras que descreva a imagem, a técnica utilizada e a pesquisa em questão, além do nome do autor ou equipe, local de trabalho, e-mail, endereço e telefone de contato.

 O resultado desta seleção de imagens, com legendas dos autores, técnicas utilizadas e objetivos das pesquisas, será apresentado na mostra on-line ArtBio 2014, em exposições presenciais e ações educativas a serem programadas.

 Se sua imagem se encaixa nos critérios descritos acima, envie seu arquivo e participe da 1ª Mostra de Arte Científica Brasileira. As inscrições podem ser feitas até 20 de agosto de 2014.

Para mais informações, envie e-mail para artbiobrasil@gmail.com.