Para ver Marte de perto

Marte visto da Terra em 199. NASA/STScI
Marte visto da Terra em 1999. NASA/STScI

Temos um convite para você: observe a lua e procure por um ponto brilhante logo abaixo dela. Se você está no Hemisfério Sul, este ponto brilhante é o Planeta Marte!

Nesta segunda-feira, 14 de abril, Marte se aproxima da Terra mais do em qualquer outro momento desde 2008. Será preciso contar com boas condições de observação, torcer para que o céu não esteja carregado de nuvens e ter um pouco de paciência mas, com sorte e um bom equipamento, será possível observar até detalhes da superfície do planeta vermelho.

Este fenômeno é conhecido como “Oposição de Marte“. Segundo publicação do jornal inglês The Guardian, Marte estava em oposição no dia 8 de abril, quando, por definição, ficou posicionado em frente ao Sol no céu. Marte, no entanto, segue uma órbita relativamente excêntrica, de modo que a sua maior aproximação foi adiada por alguns dias – para o dia de hoje!

A distância entre Marte e o Planeta Terra será de 92,4 milhões de quilômetros, 450 mil quilômetros mais próximo neste dia 14 do que era no dia 8. Para observar, procure por um ponto brilhante alaranjado ou avermelhado no céu.

Gostou da ideia de observar o céu? O Espaço do Conhecimento UFMG, em Belo Horizonte, está aberto à visitação diariamente, de terça a domingo. Veja os horários e procedimentos para conhecer.

Compartilhe nas redes sociais
0Shares
Tags: , ,

Verônica Soares

Jornalista, Mestre em História, Política e Bens Culturais, com Doutorado em Comunicação Social sobre textualidades midiáticas da divulgação científica em ambientes digitais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *