Ondas da Ciência esteve em feira infanto-juvenil de C&T nacional

[soundcloud url=”https://api.soundcloud.com/tracks/117548710″ width=”100%” height=”166″ iframe=”true” /]

.

A equipe do Museu Itinerante Ponto UFMG realizou, de 21 a 24 de outubro, a 1ª Febrat – Feira Brasileira dos Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas. O tema da feira foi “Ciência, Saúde e Esporte”, mesmo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2013 (+), que ela marca em BH.

Ondas da Ciência esteve lá, e trás um pouco dessa mostra de ciência dirigida a estudantes dos 3 ciclos de escolarização e dos 3 anos do ensino médio, de Escolas técnicas e de colégios de aplicação, públicos e privados, de todo o país.

Se você, como eu, ficou curioso sobre o que é um “Colégio de Aplicação“, saiba que eles foram criados ainda nos anos 40, no governo de Getúlio Vargas, e que essas organizações ligadas a universidades públicas ou privadas têm a função de ser um ambiente que propicia o aprimoramento do ensino e estimula a pesquisa de novas práticas pedagógicas, o estágio e a formação de professores. Eles também são conhecidos como escola-laboratório, onde se desenvolvem novas metodologias didáticas.

Os trabalhos premiados:

ENSINO FUNDAMENTAL

“Saúde, esporte e qualidade de vida: qual é a sua opinião?” – CP UFMG. Profª. Juliana Faria. Alunas: Fabrinni Silva e Adriana Ferreira.

“Quando os celulares tornam-se um problema para a sociedade” – CAP UFPE. Prof. José Aércio Chagas. Alunas: Larissa Borba e Rebeca Brasil

“Dinossauros (Re)visitando a história, compreendendo o tempo histórico”. CAP UFRN. Profª. Maristela Mosca. Alunas: Carolina Carvalho e Laís Brito

ENSINO MÉDIO

“Desenvolvimento de estações meteorológicas de baixo custo com vistas à formação de uma rede de monitoramento climático e ambiental do RS”. Prof. Rafael Vasques Brandão. Alunos: Taylor Fernandes Cunha e Ariel Vilhalva Alves de Medeiros.

“Projeto de revitalização do parque Gravatá” – IFBA. Profª. Keyla Rabelo. Alunos: Thiago Santiago e Marco Antônio Macedo.

“Projeto de reestruturação do mercado central Dona Alzira” – IFBA. Profª. Keila Rabelo. Alunos: Anne Carvalho e Queren Bezerra.

“Aplicação de materiais de baixo custo na remoção de substâncias poluentes presentes em sistemas aquosos utilizando a técnica da adsorção” – CAP UFMA. Prof. José Alberto Chaves. Alunos: Daniel Freitas e Saymon Lisboa

Clique aqui para ler a Relação de todos os trabalhos apresentados

Compartilhe nas redes sociais
0Shares
Tags: , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *