Tecnologia mineira permite produzir sistema eletrônico impresso em plástico

[soundcloud url=”http://api.soundcloud.com/tracks/101111606″ params=”” width=” 100%” height=”166″ iframe=”true” /]

Sabia que já é possível gerar energia elétrica a partir de um sistema eletrônico impresso em um plástico? E melhor, desenvolvido aqui, mesmo, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

A eletrônica orgânica e impressa com materiais semicondutores orgânicos abre possibilidade para uma série de dispositivos eletrônicos de baixo custo, como sensores biológicos (dengue, por exemplo), ingressos ou etiquetas inteligentes para embalagens de alimentos ou medicamentos, segurança pública, transporte e grandes eventos podem ser também aplicadas na verificação da qualidade, origem e autenticidade de medicamentos, alimentos e outros produtos.
A eletrônica orgânica e impressa, que usa materiais semicondutores orgânicos, abre possibilidade para uma série de dispositivos de baixo custo, como sensores biológicos (dengue, por exemplo), ingressos ou etiquetas inteligentes para embalagens de alimentos ou medicamentos, segurança pública, transporte e controle de grandes eventos, podendo ser aplicadas na verificação da qualidade, origem e autenticidade

Para isso o pessoal do Instituto de Pesquisas CSEM Brasil, aliou um sistema de impressão em rolos e a eletrônica orgânica – que usa outros materiais no lugar do tradicional silício para produzir componentes eletrônicos. E para descobrir mais sobre esse casamento perfeito entre a pesquisa básica e a indústria, que tem apoio da FAPEMIG, Ondas da Ciência (#74) conversa com o engenheiro Tiago Alves, presidente do CSEM Brasil.

A produção de componentes impressos permite fabricar sistemas eletrônicos em material semicondutor, com inúmeras capacidades de uso : de geração de eletricidade a sensores especializados e aplicações que até então não eram possíveis. E o melhor, com baixo custo, rapidez, em grande escala, e sem causar impactos ao meio ambiente.

Conheça CSEM Brasil

Trilha sonora: POL-my-turn-short.mp3

Compartilhe nas redes sociais
0Shares
Tags: , , , , , , , , , , , , ,

2 comentários em “Tecnologia mineira permite produzir sistema eletrônico impresso em plástico

  • 15 de julho de 2013 em 10:11
    Permalink

    Prezado presidente da FAPEMIG, gostaria de solicitar uma audiencia com vossa excelencia sobre os inventores autonomos principalmente os independentes, temos 3 (tres) projetos desenvolvidos com recursos proprios e estamos dispostos a ajuda o nosso Brasil Maior. Abraço Mozart justino vaz consultor e pesquisador currilo lattes. htttp;\lattes.cnpq.br2895437629815311. presidente da fundaçao educacional,profissionalizante e empresarial-FEPESA- Site http://www.fepesamg.com.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *