Rede de pesquisa em tuberculose tem uma “perna” em Minas

[soundcloud url=”http://api.soundcloud.com/tracks/86901622″ params=”” width=” 100%” height=”166″ iframe=”true” /]

As Fundações de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais, do Amazonas e do Rio de Janeiro criaram uma rede para estimular o intercâmbio e a colaboração entre os pesquisadores da tuberculose no Brasil.

Os presidentes das FAPs de Minas, Amazonas e Rio de Janeiro durante seminário de acompanhamento do programa, realizado em março, em BH
Os presidentes das FAPs de Minas, Amazonas e Rio de Janeiro durante seminário de acompanhamento do programa, realizado em março, em BH

A iniciativa, financiada pelo “Programa Temático Conjunto em Diagnóstico da Tuberculose”, prioriza investimentos em áreas que possam trazer resultados concretos na política de pesquisas focadas na área do diagnóstico da doença.

A entrevista do Ondas da Ciência desta semana (#61) é com a coordenadora do centro de pesquisas no estado, professora Silvana Spíndola de Miranda, da Faculdade de Medicina e do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais.

A médica pneumologista também alerta para a grande importância da adesao integral ao tratamento. Segundo a organização internacional Médicos sem Fronteiras, o número de casos de tuberculose resistentes a vários tipos de antibióticos crescia de forma alarmante em 2012 (+).

O governo federal anunciou em março que no final do ano deverá disponibilizar um novo teste diagnóstico, que leva cerca de 1 hora e meia para dar o resultado. Os estudos da rede buscam descobrir se os kits diagnósticos analisados são eficazes e se sua relação custo x benefício é adequada para uso na rede pública.

A ideia por traz de tudo é a de que os esforços dos pesquisadores sejam compartilhados de forma a gerar resultados mais promissores e em menor tempo.

O último número da revista Minas Faz Ciência, da FAPEMIG, traz uma reportagem sobre a rede de combate à tuberculose. A publicação é distribuída de graça e em breve estará disponível no endereço www.fapemig.br

Trilha sonora: Mr-Rogers_Bahroo-160.mp3 e Anechoix_Dopm2-160.mp3

Compartilhe nas redes sociais
0Shares
Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Um comentário em “Rede de pesquisa em tuberculose tem uma “perna” em Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *